• Piano
Menu
 06.12.2021 | 15:30 | Lisboa | CAN | Auditório 203
 
 
 
 

A prova de doutoramento em Ciências Musicas, especialidade de Etnomusicologia, do Mestre Moisés Rafael terá lugar presencialmente no CAN e por videoconferência, através da plataforma Zoom. O juri inclui:

 
Presidente
  • Prof. Doutor Luís Baptista, Presidente do Conselho Científico da FCSH da UNL, por delegação de Competências do Reitor da UNL, Prof. Doutor João Sàágua

 

Vogais

  • Doutor Bonifácio Tchimboto, Professor Coordenador Aposentado do Instituto Piaget, Benguela, Angola
  • Doutora Marissa J. Moorman, Department of African Cultural Studies, University of Wisconsin-Madison, USA
  • Doutor Moisés de Lemos Martins, Professor Catedrático, Universidade do Minho
  • Doutor Jorge de Freitas Branco, Professor Catedrático, Instituto Universitário de Lisboa
  • Doutor João Soeiro de Carvalho, Professor Catedrático, Universidade Nova de Lisboa
  • Doutor Pedro Moreira, Professor Convidado equiparado a Auxiliar, Universidade do Minho
  • Doutora Maria de São José Côrte-Real, Professora Auxiliar, Universidade Nova de Lisboa
 
 
 
 
Ohutu y'olupandu* em Kawanga: Dança, Catolicismo e Cultura Local em Confronto na Missa em Benguela
A prática expressiva da dança na celebração eucarística em Kawanga liga o corpo e o espírito e cria tenção entre os participantes no contexto litúrgico da missa católica de rito latino. Nesta tese discuto esta tenção numa perspetiva etnomusicológica de etnografia da performação musical. O espaço performativo, em observação participante entre 2017 e 2018, situa-se na comunidade católica de Kawanga, na Diocese de Benguela, na qual nasci e, na qual, após formação sacerdotal local, musical, em composição, em Roma, e etnomusicológica em Lisboa, estou incardinado. Problematizo e caraterizo a prática expressiva da dança, desenvolvendo estratégias analíticas de significados idiossincráticos de expressões comportamentais verbais e não verbais, nela praticados para comunicar em diversos níveis: (1) sonoro e cinético, incluindo manifestações de som e movimento corporal na dança (incluindo gestos e movimentos, sinais e posturas); (2) ornamental, focando vestes feriais e festivas, objetos, artefactos como instrumentos musicais e outros; (3) pericorporal e proxémico, lidando com paralinguagem, contacto visual, e tacésico; e (4) ambiental, na confluência dos vários elementos elencados, considerando relacionamento sinestésico de cor/luz, som, olfato e tacésica em condições climatológicas e sociais diversas. O estudo, marcadamente autoetnográfico, envolve prática colaborativa com diferentes agentes no terreno, compreendendo observação participante, entrevistas, telefonemas locais e internacionais, conversas informais, chats no WhatsApp e outras redes sociais, gravações e registos audiovisuais em celebrações eucarísticas e outros momentos performativos na área em estudo. Questiono a hegemonia da expressão verbal sobre as outras na análise do ohutu y'olupandu, o rito sacrificial de ação de graças e de aplausoespecífico da missa em Kawanga. A análise do comportamento expressivo no ato performativo busca significado sinestésico neste estudo etnomusicológico.

*"Aplaudo com as mãos" ou "bato palmas" [= celebração eucarística]
 
Palavras-chave: dança na missa, expressão corporal na liturgia, inculturação em Kawanga, Benguela, Fenomenologia do Corpo, Etnomusicologia.
 
 
 
 

Moisés Rafael, padre da diocese de Benguela, é aluno do Curso de Doutoramento em Ciências Musicais: Etnomusicologia na NOVA FCSH desde 2015. É especialista em música religiosa. Fez o seu Mestrado em Composição de Música Sagrada no Pontifício Instituto de Música Sagrada, em Roma com a composição Il Precursore, Oratorio su San Giovanni Battista per soli, coro e orquestra. Defende agora a sua tese de doutoramento intitulada Ohutu y'Olupandu em Kawanga: dança, catolicismo e cultura local em confronto na missa em Benguela, supervisionada por Maria de São José Côrte-Real e Luís Bernardo. Fundou a Casa da Música de Benguela, um centro de música comunitária para atender necessidades de aprendizagem e investigação musical. É co-fundador da QUINTAL, uma Associação de Promoção Social que promove o diálogo e a polinização participativa entre artes e investigação científica, focando os campos da Etnomusicologia e da Antropologia. Desenvolve trabalho pastoral em Génova desde 2020, para acomodar necessidades logísticas.