Eventos
Provas de Doutoramento | Moisés Rafael
A prova de doutoramento em Ciências Musicas, especialidade de Etnomusicologia, do Mestre Moisés Rafael terá lugar presencialmente no CAN e por videoconferência, através da plataforma Zoom. O juri inclui:
-
Prof. Doutor Luís Baptista, Presidente do Conselho Científico da FCSH da UNL, por delegação de Competências do Reitor da UNL, Prof. Doutor João Sàágua
Vogais
-
Doutor Bonifácio Tchimboto, Professor Coordenador Aposentado do Instituto Piaget, Benguela, Angola
-
Doutora Marissa J. Moorman, Department of African Cultural Studies, University of Wisconsin-Madison, USA
-
Doutor Moisés de Lemos Martins, Professor Catedrático, Universidade do Minho
-
Doutor Jorge de Freitas Branco, Professor Catedrático, Instituto Universitário de Lisboa
-
Doutor João Soeiro de Carvalho, Professor Catedrático, Universidade Nova de Lisboa
-
Doutor Pedro Moreira, Professor Convidado equiparado a Auxiliar, Universidade do Minho
-
Doutora Maria de São José Côrte-Real, Professora Auxiliar, Universidade Nova de Lisboa
*"Aplaudo com as mãos" ou "bato palmas" [= celebração eucarística]
Moisés Rafael, padre da diocese de Benguela, é aluno do Curso de Doutoramento em Ciências Musicais: Etnomusicologia na NOVA FCSH desde 2015. É especialista em música religiosa. Fez o seu Mestrado em Composição de Música Sagrada no Pontifício Instituto de Música Sagrada, em Roma com a composição Il Precursore, Oratorio su San Giovanni Battista per soli, coro e orquestra. Defende agora a sua tese de doutoramento intitulada Ohutu y'Olupandu em Kawanga: dança, catolicismo e cultura local em confronto na missa em Benguela, supervisionada por Maria de São José Côrte-Real e Luís Bernardo. Fundou a Casa da Música de Benguela, um centro de música comunitária para atender necessidades de aprendizagem e investigação musical. É co-fundador da QUINTAL, uma Associação de Promoção Social que promove o diálogo e a polinização participativa entre artes e investigação científica, focando os campos da Etnomusicologia e da Antropologia. Desenvolve trabalho pastoral em Génova desde 2020, para acomodar necessidades logísticas.