• Caretos
16.12.2021 | 18:00-20:00 | Lisboa | CAN | Sala 208

Esta palestra apresenta uma nova perspetiva sobre o desenvolvimento histórico de uma tradição festiva do Haiti, conhecida pelo nome de Rara. Apesar de existirem muitos estudos sobre esta tradição, as questões relativas à origem de elementos de proveniência católica têm sido ignoradas. Tal é surpreendente já que os desfiles dos grupos Rara coincidem com o começo da Quaresma e intensificam-se durante a Semana Santa. Além disso, um elemento central do Rara é a destruição de um boneco que representa Judas Iscariotes. Com base numa análise comparativa, esta palestra apresenta paralelismos entre o Rara e as tradições ibéricas de finais da Idade Média. Estes paralelismos são explicados através da referência a africanos escravizados, que já estavam familiarizados com as práticas culturais/religiosas ibéricas antes da sua chegada às Américas.

Jeroen Dewulf é professor catedrático na University of California, Berkeley onde é director do Instituto de Estudos Europeus e do Centro de Estudos Portugueses. Esta palestra se enquadra num projeto de pesquisa apoiado pela Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento (FLAD) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).