• Dança 5
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28.04.2021 | 16:00 | online
 
 
 
 
À excepção de algumas monografias (Luísa Todi, Guilhermina Suggia, Constança Capdeville) e de outros casos pontuais, os estudos sobre a actividade da mulher na música começaram bastante tarde em Portugal, por comparação com outros países. Contudo, a sua actividade desenvolveu-se no nosso país em âmbitos tão diversificados como o do mecenato, da interpretação, da composição, da edição musical, da docência, da direcção de coros e orquestras, para mencionar só alguns. Apesar da investigação neste domínio ainda se encontrar numa fase embrionária, sobretudo no que respeita aos períodos anteriores ao séc. XX, pretendemos, nesta sessão, apresentar algum do conhecimento que se tem produzido, o qual resulta de trabalhos e projectos até agora realizados, num âmbito cronológico que vai do Antigo Regime até aos anos oitenta do século XX.
 
Sessão coordenada por Maria José Artiaga, com a participação de Helena MarinhoManuela de Oliveira e Joaquim Carmelo Rosa, no âmbito dos seminários mensais do projecto PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), financiado pela FCT (PTDC/ART-PER/32624/2017).
 
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