• Disco
Menu
27.11.2020 | 16:00 | online
 
 
 
 
"Fontes para o estudo socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1974) – Uma visão panorâmica", por Ana Paula Tudela (Arquivos Históricos da Irmandade de Santa Cecília, do Montepio Filarmónico e da Basílica dos Mártires de Lisboa) integra ciclo de seminários do projecto PROFMUS - Ser Músico em Portugal: a condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985), financiado pela FCT (PTDC/ART-PER/32624/2017). Acesso livre via zoom
 
ID da reunião: 862 6446 8243
Senha de acesso: 3a4ffZ
 
 
 
 
Resumo
Com o intuito de entender alguns grupos profissionais e a actividade a que se dedicaram, tenho vindo a biografar, numa perspectiva socioprofissional, indivíduos e famílias das especialidades em estudo (organeiros, construtores de cravos e pianos e violeiros). Para desenvolver este trabalho, tenho dado particular atenção à identificação, compreensão e localização de fontes documentais, que me permitam responder a seis tipos de questões: 1. dados pessoais dos sujeitos 2. origens e profissões dos antepassados 3. agregado familiar e percurso social e profissional dos descendentes 4. geografia das habitações, dos locais de aprendizagem e de trabalho 5. ligações associativas 6. trabalho produzido e localização actual desse trabalho. Embora a metodologia que venho desenvolvendo se destine ao estudo de construtores de instrumentos musicais, os músicos, na sua generalidade, provêm do mesmo universo social. Assim, decidi aceitar reflectir sobre o contributo da biografia socioprofissional para o conhecimento da classe musical. Será que podemos entender plenamente a produção musical de um compositor, mesmo que excepcional, sem conhecer o seu contexto, a sua envolvente familiar, social e profissional? É sobre a identificação das fontes que poderão ajudar a responder a estas questões, entre 1750 e 1974, que versa esta comunicação.
Ana Paula Tudela 
 
 
Ana Paula Tudela foi investigadora na U.A.L. de 1997 a 2003 e no Museu Nacional da Música de 2000 a 2002. De 2003 a esta parte, biografa construtores de instrumentos musicais de diversas especialidades, de forma independente. É responsável pelos arquivos históricos da Irmandade de Santa Cecília, do Montepio Filarmónico, da Basílica dos Mártires e da Igreja do Sacramento. Entre as suas publicações recentes destaca-se o livro Os Antunes, Mestres Portugueses de Fazer Cravos, Pianofortes e Pianos (Museu da Música - Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2019).