• Guitarra
2 de Dezembro de 2019 | 19:00 | Coimbra | Conservatório de Música de Coimbra Auditorium
3 de Dezembro de 2019 | 18:00 | Aveiro | DeCA UA Auditorium
5 de Dezembro de 2019 | 17:15 | Viana do Castelo | Fundação Átrio da Música Auditorium

O espetáculo "Double", um projeto do Xperimus Ensemble, integra obras para dois pianistas e dois percussionistas, Helena Marinho e Alfonso Benetti (pianos), Luís Bittencourt e João Dias (percussão). O programa abrange repertório de escrita musical "convencional", e também obras que exploram linguagens experimentais, multimédia, técnicas estendidas e improvisação livre. Pretende-se não apenas propiciar uma visão abrangente e contrastante da criação para esta formação, com enfoque particular na criação portuguesa, mas também explorar as simetrias subjacentes à própria formação (daí a designação "Double") e o seu impacto criativo. O programa inclui obras de Steve Reich (o Quarteto para 2 pianos e percussão, em estreia portuguesa), António Pinho Vargas, José Alberto Gomes e Igor C. Silva, representando a variedade estilística do repertório para esta formação. Os espetáculos incluirão a apresentação das obras pelo Xperimus Ensemble em formato de concerto, mas também um momento de participação de estudantes na performance da obra de José Alberto Gomes. O Xperimus Ensemble apresentará este programa também a 2 de dezembro, às 19h00, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, e a 5, às 17h15, no Auditório da Fundação Átrio da Música (Academia de Música de Viana do Castelo). Para além do apoio da Direção-Geral das Artes, esta série de eventos conta com o apoio da Universidade de Aveiro, INET-md, e do projeto Xperimus - Experimentação em música na cultura portuguesa: História, contextos e práticas nos séculos XX e XXI, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sua componente FEDER, e por fundos nacionais através da FCT.