O Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e a Universidade de Aveiro vão acolher o simpósio online, ACTUS: O Público enquanto performance, nos dias 8 e 9 de novembro de 2024. Este evento está inserido no projeto “ACTUS: O Público enquanto performer", um projeto financiado pelo INET-md, com fundos da FCT.  A investigadora Sara Carvalho lidera o projeto, em colaboração com uma equipa composta pelo investigador Gilvano Dalagna e pela doutoranda Daiana Maciel.

O objetivo deste simpósio é explorar aspectos relacionados com o Público enquanto Performer. Convidamos todas as pessoas que se relacionam com este tema a enviar uma proposta. Pretendemos incluir no programa do simpósio compositores e compositoras, performers, membros do público, artistas que trabalham com som, académicos e académicas, promotores de música e pessoas interessadas em explorar estratégias para a construção de audiências através da cena musical.

Principais pontos de interesse:
1. O público como parte essencial do conceito artístico: Um fórum que explora a forma como os compositores e artistas sonoros criam tendo em conta o público.
2. Processos implicados na performance com o público: Um fórum que reflecte sobre a forma como os intérpretes repensam o palco performativo com o público.
3. Perspectivas do público enquanto participa em eventos de música contemporânea ao vivo: Um fórum que pretende compreender as perspectivas pessoais do público.
4. Construir audiências através da performance: Um fórum que pretende explorar estratégias sobre como construir audiências na cena musical.
5. Mapeamento da música participativa em concertos de arte ocidental: Um fórum que visa discutir exemplos de composições e performances participativas.

Convite à apresentação de comunicações
São convidadas propostas compatíveis com os temas da conferência, em formato de apresentação de comunicações (até 30 minutos).
Os autores devem enviar resumos até 500 palavras em documento Word, para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Data limite: 1 de outubro de 2024. O idioma do simpósio é em inglês.

Oportunidades de publicação
Para além do e-book em resumos online (para todas as propostas aceites no simpósio), os autores seleccionados serão convidados a desenvolver a sua apresentação num capítulo de livro, revisto por pares, para a publicação do livro ACTUS: Audience as Performers, editado por Sara Carvalho e Gilvano Dalagna.

Datas importantes:
Envio de resumos: 1 de outubro de 2024
Notificação dos apresentadores: 15 de outubro de 2024
Simpósio ACTUS: 8 e 9 de novembro de 2024.
Envio de artigos completos: 1 de dezembro de 2024

Inscrição
A participação no simpósio é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. As inscrições online estarão abertas de 15 a 30 de outubro de 2024. Mais informações sobre a inscrição serão enviadas diretamente aos autores aceites.