Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Daiana Maciel é compositora e maestrina, doutoranda e mestre em Música pela Universidade de Aveiro na área de Composição. Formada em Composição Orquestral pela Universidade Federal da Bahia/Brasil, em Composição Coral pela Faculdade Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil/Recife, e pós-graduado em Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia.

Atua há 20 anos com Ensino de Música (Instrumentação) e Gestão de Corais. Estudou composição musical com Paulo Costa Lima, Wellington Gomes e Sara Carvalho. Como regente, dirigiu coros e orquestras em Festivais Internacionais sob a orientação dos maestros Jean Reis, Isaac Karabtchevsky e Sara Lynn Baird. Atualmente investiga na área de gamificação, com propostas de composições na estrutura de jogos de tabuleiro, e sobre a experiência do público em concertos- jogo.

Projeto de Doutoramento

Título
As Dimensões da Experiência enquanto ferramenta de avaliação do envolvimento do público em concertos-jogo

Coorientação
Gilberto Bernardes Almeida

Resumo
A história da música ocidental contemporânea é marcada por grandes transformações; uma delas é o crescente número de concertos colaborativos, tornando o público cada vez mais presente no processo de criação de uma obra musical. Esta investigação tem como objetivo avaliar a incidência das “Dimensões da Experiência” (estética, educação, entretenimento e escapista) em concertos colaborativos com obras escritas na estrutura de jogos de tabuleiro, criados através da ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity. A interação entre o público e a obra musical será por meio de plataformas digitais em tempo real. A investigação empírica será auferida por um levantamento de dados sobre a experiência individual e coletiva de cada participante. Através dos resultados, pretende-se validar as quatro dimensões da experiência do público em cada obra e definir um quadro teórico sobre os níveis de envolvimento do público neste contexto que será disseminado por meio de um e-book Teórico-Prático.

Palavras-chave: Composição musical; Gamificação, Público; Dimensões da Experiência