• KovaM
Menu
Salwa El-Shawan Castelo-Branco & Susana Moreno Fernández (eds.) 
 
 

A revista Etno-folk: Revista Galega de Etnomusicoloxia, publicada pela editora galega Dos Acordes desde 2005, aborda sobretudo a música na Galiza, tendo dedicado dois volumes monográficos à Etnomusicologia noutros países, nomeadamente na Argentina e em Portugal.

Para mais informação sobre a revista Etno-folk, consultar

O volume 12 que aqui se apresenta é inteiramente dedicado à música em Portugal e noutros países lusófonos, tendo sido coordenado por Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Susana Moreno Fernández.

Os artigos publicados neste volume, bem como os livros alvo de recensões, são da autoria de investigadores do Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD). Neste sentido, reflectem, parcialmente, alguns dos objectos de estudo e as abordagens desenvolvidas no Instituto, as quais enquadram-se no âmbito das tendências actuais da Etnomusicologia e da Etnocoreologia.

Os textos de Salwa El-Shawan Castelo-Branco e Maria do Rosário Pestana abordam a história da investigação sobre a música de matriz rural em Portugal no século XX, as ideologias subjacentes, as práticas discursivas e performativas associadas, e o papel de alguns dos principais investigadores. Pestana, foca ainda a importância de iniciativas desenvolvidas por instituições locais centradas no processo de construção e representação do património musical da Província do Douro Litoral, em meados do século XX.

Gonçalo Antunes de Oliveira, João Silva e Leonor Losa, focam o processo de mediatização, através da música impressa, de um dos géneros mais emblemáticos de Lisboa, o fado, tendo também em conta outros meios de difusão de massas, nomeadamente o teatro de revista e a indústria fonográfica.

 

index

 

Etno-folk. Revista galega de etnomusicoloxía, Ano IV, Vol. 1, Nº 12, Outubro 2008 | Editora: Dos Acordes, Baiona | Lançamento: 2008 | ISSN: 1698-4064 | Dimensões: --cm | Páginas: --- | Idioma: -- | Capa mole