• Palco
Menu
Sofia Serra, investigadora integrada do INET-md, é coautora do artigo "Formative Assessment Practice in Singing Teaching in Secondary School: A Convergent Mixed Methods Study in Macao", juntamente com Zixiang Qi (Universidade de Saint Joseph, Macao SAR) e Tchiang Van Man (Universidade de Saint Joseph, Macao SAR),  recentemente publicado na revista Research and Advances in Education. Disponível em acesso aberto.
 
Design_sem_nome_9.png
 
 
Resumo:
 
Este estudo explora a implementação da avaliação formativa no ensino de canto por professores em Macau. Utilizando métodos mistos convergentes, focamos na implementação atual (pontos fortes e fracos). Dados quantitativos (N=57) foram colhidos por questionários adaptados de Ramsey e Duffy (2016), e dados qualitativos (N=9) por entrevistas semiestruturadas com professores de música em escolas secundárias. Os resultados sugerem que: os professores aplicaram as cinco estratégias de avaliação formativa de Thompson e Wiliam (2007), com frequências variadas; priorizaram habilidades e precisão técnica sobre qualidades expressivas; a avaliação de desempenho dominou as aulas de canto, enquanto questionamento foi mais comum em outros contextos; os pontos fortes incluíram a clarificação das intenções de aprendizagem, critérios de sucesso e feedback que incentivou o envolvimento dos alunos e a apropriação da aprendizagem. Fraquezas foram identificadas, e estratégias para melhorias são sugeridas para aumentar a eficácia da avaliação formativa nas aulas de canto em Macau.
 
Palavras-chave: 
Avaliação formativa; Secundário; Canto; Ensino; Métodos mistos.