Alfonso Benetti, investigador do INET-md, é coautor do artigo “Expertise e autoavaliação na elaboração de arranjos para piano solo: um estudo exploratório" publicado recentememente na OPUS, Revista Eletrónica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM).

O objetivo do presente estudo foi verificar quais foram os critérios utilizados por pianistas intérpretes-arranjadores-improvisadores na realização de um arranjo para piano solo de forma a observar a influência da expertise sobre a realização da tarefa. Primeiramente, 18 pianistas divididos em três grupos de diferentes níveis de expertise (de elite, intermediário e iniciante) realizaram um procedimento de autoavaliação tendo por base a gravação de arranjos autorais elaborados para este estudo. Posteriormente, seus depoimentos foram analisados segundo o modelo de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin (1977), envolvendo a categorização de tópicos relevantes referidos por eles próprios. Os resultados indicaram que os grupos de elementos pertinentes à avaliação das performances estavam relacionados ao tempo, à estrutura, à melodia, à harmonia, à intencionalidade do intérprete, à sonoridade, à instrumentação e ao comportamento do músico na execução das peças. Os concernentes ao tempo foram os que impactaram de forma semelhante as avaliações dos pianistas dos três grupos, enquanto os relacionados à sonoridade e à intencionalidade do intérprete demonstraram maior divergência nesse quesito. Conclui-se que, embora haja fatores comuns à autoavaliação de pianistas de diferentes expertises, o foco em aspectos abstratos predomina entre os participantes de nível mais elevado, enquanto os relacionados a elementos técnicos predominam entre os demais.

2023.12.18.artigoalfonso.png

DOI: 10.20504/opus2023.29.15

Tanto a revista como o artigo estão disponíveis em acesso aberto no website da ANPPOM.