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O artigo "The Piano in the Portuguese Experimental Music Scene: Approaches, Contexts, and Practices", dos investigadores Alfonso Benetti e Francisco Monteiro está publicado na Revista Contemporary Music Review (Special Issue: Experimental Approaches in Portuguese Music Theatre, 2023)
 
 
Resumo
 
Em Portugal, as abordagens experimentais de vanguarda da década de 1960 foram fecundas para a emancipação do potencial sonoro dos instrumentos e não-instrumentos musicais. Desde então, técnicas preparadas – o uso de objetos como produtores de som, ou no contexto de técnicas estendidas, eletrônica e outros processos de envolvimento sonoro – trouxeram consigo o potencial para repensar e reformular o piano e as relações entre corpos musicais. Foram, então, aculturados, integrados e de alguma forma acomodados como uma nova normalização, tornando-se em certas esferas musicais o 'novo normal'. Ligadas a estas abordagens, novas perspetivas de experimentação no piano parecem estar a tomar forma em Portugal, abrangendo diferenças estéticas, criativas e técnicas significativas em relação às vanguardas experimentais anteriores. Este estudo aborda o piano como elemento disruptivo no atual contexto experimental português, no que diz respeito a abordagens, contextos e práticas. Estas ruturas são marcadas pela associação com recursos mediáticos digitais, perspectivas performativas inovadoras e pela criação de diferentes resultados estéticos. No entanto, esta é uma rutura não convencional – não uma rutura relacionada com o passado, mas uma rutura ocasional com o passado. Os objetivos do presente estudo são identificar como o piano é tratado pelos experimentalistas do passado e como um artefato tecnológico contemporâneo – incluindo influências, técnicas, linguagens, materiais de escrita/gravação e o papel do intérprete – verificando o impacto de sua produção, novas transmutações conceituais, mapear compositores e obras representativas, repertórios e formações, e os diferentes papéis assumidos pelo instrumento.
 
 
 
Mais informações e artigo completo no website da Revista Contemporary Music Review.