• Caretos
Menu
André Roque Cardoso, doutorando do INET-md, juntamente com Helena Marinho, investigadora integrada do INET-md, publicam o artigo "A ‘Acusmaticidade’ da música de piano para a mão esquerda: o caso de Resignação, op. 39, de José Vianna da Motta", recentemente publicado na Revista Per Musi. Disponível em acesso aberto.

O artigo sustenta a hipótese de a música de piano para a mão esquerda demonstrar características acusmáticas, partindo do conceito de ‘acusmaticidade’ de Brian Kane (2014), que estabelece os princípios para a caracterização de diferentes situações acusmáticas por oposição ao estado “estático” de escuta de um som cuja fonte não está visível. A ilusão da ação de múltiplas mãos – no repertório para a mão esquerda - cria uma fratura no vínculo expectável entre o visual e o auditivo que proporciona uma atitude de escuta particular, normalmente associada à escuta acusmática. Como estudo de caso, foi abordada a obra Resignação, melodia para a mão esquerda, op. 39, de José Vianna da Motta.
 
2025-28-03-artigo-andre-roque
 
Resumo
O presente artigo sustenta a hipótese de a música de piano para a mão esquerda demonstrar características acusmáticas, partindo do conceito de ‘Acusmaticidade’ de Brian Kane (Kane 2014), que estabelece os princípios para a caracterização de diferentes situações acusmáticas por oposição ao estado “estático” de escuta de um som cuja fonte não está visível (Kane 2014). A ilusão da ação de múltiplas mãos no repertório para a mão esquerda cria uma fratura no vínculo expectável entre o visual e o auditivo, proporcionando uma atitude de escuta particular, normalmente associada à escuta acusmática. Como estudo de caso, será analisada a obra Resignação, melodia para a mão esquerda, Op. 39, de José Vianna da Motta. A comparação com o arranjo para piano (duas mãos) e flauta, realizado pelo próprio compositor – Resignação, Op. 40 –, evidencia o cumprimento das prerrogativas para que se identifique uma situação acusmática em Resignação.
 
Palavras-chave
Acusmaticidade; Mão Esquerda; Piano; Resignação; José Vianna da Motta.