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Provas de Doutoramento | Leon Bucaretchi
03.04.2025 | 10h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros | Sala 223 - 2.º piso
Realizam-se, no Colégio Almada Negreiros, a 3 de abril de 2025, pelas 10h00, as provas doutorais em Ciências Musicais - especialidade em Etnomusicologia, do Mestre Leon Tolentino Bucaretchi, com o tema "A Herança de Django: Perpetivas etnomusicológicas e acústicas da guitarra Manouche".
Júri da tese de Doutoramento de Leon Bucaretchi:
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Presidente: Doutor João Soeiro de Carvalho, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
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Doutor Victor Stoichita, Chargé de Recherche no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Paris, França.
- Doutor Filipe Marcelo Correia Brito Reis, Professor Auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
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Doutor Octávio Inácio, Diretor da Inacoustics Lisboa e Professor Adjunto na ESMAE Porto.
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Doutor Vincent Debut, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Investigador Integrado do INET-md da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
- Doutor Filippo Bonini Baraldi, Investigador Principal no INET-md da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Orientação: Vincent Debut
Co-orientação: Filippo Baraldi
Co-orientação: Filippo Baraldi
Resumo:
Inspirado na obra do guitarrista de origem Manouche, Django Reinhardt, o Gypsy jazz ou jazz Manouche está presente em festivais internacionais de jazz e de músicas do mundo. Esse género desenvolveu-se no seio de uma comunidade e encontrou a sua própria voz numa guitarra icónica. Para compreender o som da guitarra associada aos Manouches é necessário estar atento a sua anatomia e resposta mecânica, mas também ao contexto e forma de utilização. Nesse trabalho as características vibratórias da guitarra Manouche foram estudadas em ensaios laboratoriais e sua morfologia detalhada levando em consideração discussões com luthiers especializados na construção de tal instrumento. Durante dois anos foi desenvolvido um trabalho de campo que permitiu compreender como, por quem e em quais conjunturas esse instrumento é utilizado. Finalmente investigou-se a influência da prática comunitária e da pedagogia do jazz Manouche no som que ouvimos quando um músico toca uma guitarra Manouche. Esta tese elucida como características de um instrumento, conceções estéticas de músicos do género Manouche e técnicas performativas interligam-se para definir o som da guitarra Manouche.