• Palco
Menu

Miguel Carvalho, doutorando e investigador do INET-md | FCSH, foi premiado com o "PATENT INNOVATION AWARD" pela Nixon Peabody LLP, que consiste num registo provisório de patente no valor de 5000 Dólares.

 
A European Innovation Academy consiste num programa de aceleração em inovação digital que decorreu entre 16 de Julho e 4 de Agosto de 2017 e reuniu 300 empreendedores e cerca de 50 investidores de várias partes do mundo.
 
O projeto apresentado intitulou-se HeriTECH 3D e tem como principais objetivos de preservar, descobrir e partilhar o património cultural, ultrapassando limitações geográficas e temporais.
 
De acordo com o investigador, a ideia é possibilitar, através de tecnologias de scan 3D, a criação de modelos virtuais de alta-resolução de artefactos, de forma a preservá-los para a posteridade. Para além disso, os modelos 3D dos artefactos podem ser disponibilizados de forma virtual, online, bem como de forma tangível em todo o mundo através da impressão de réplicas em 3D. Outro aspecto de destaque é o uso de réplicas 3D dos artefactos para a capacitação de pessoas com deficiências visuais, de forma a acederem a um património que até hoje lhes é desconhecido. Finalmente, a combinação de software CAD de pós-processamento com técnicas de simulação e de análise, torna ainda possível o acesso a novo conhecimento sobre os artefactos para uma melhor interpretação do passado.
 
 
MIGUELCARVALHOPREMIO.jpeg
 
 
PATENT_INNOVATON_AWARD.jpg