• Batuque
Luís Carvalho, investigador do  Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e docente no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), conquistou o terceiro prémio na Wind Composition Contest Saxony, na Alemanha. A segunda edição deste concurso de alcance global contou com a participação de 92 obras de 75 compositores, originários de 20 países.

A obra, intitulada "Isto não é uma Passacaglia", desafia a própria definição ao ser, na realidade, uma passacaglia. O título irónico presta homenagem ao mestre surrealista René Magritte e à sua icónica obra "Ceci n’est pas une pipe" (Isto não é um Cachimbo). A peça musical incorpora a abordagem criativa e mordaz de Magritte, explorando a convergência entre elementos tradicionais e uma expressão não ortodoxa

luis.cccarvalho.jpeg

O Winds Composition Contest Saxony (WCCS) é um concurso internacional de composição para música de sopro, organizado pela Dresdner Bläserphilharmonie e.V. em cooperação com a associação SHE LIVES. Além dos prémios, as obras selecionadas serão apresentadas ao longo dos concertos de 2024 pela Dresdner Bläserphilharmonie, destacando a diversidade da música de sopro. A segunda edição do concurso, realizada em 2023, continua a promover a excelência e a inovação na composição para sopros a nível mundial.