• Batuque
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Doutoranda em Ciências Musicais no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, com Bolsa do FCT e Violoncelista especializada em Interpretação Historicamente Informada. Mestre em Música, com especialização em Música Antiga, pelo Conservatório Real da Haia, Holanda..Foi premiada nos seguintes concursos: Concurso Internacional Júlio Cardona, Covilhã, Portugal (1998), Prémio Jovens Músicos-RDP, categoria de Música de Câmara, Lisboa (1996-1997), Concurso Parnaso, Porto (1995). Foi seleccionada em 2007 para integrar a Orquestra Barroca da União Europeia. Recebeu a Bolsa Top Talent Award para estudos de mestrado, atribuida conjuntamente pelos Conservatórios da Haia e de Amsterdão, Holanda (2006-2007), e recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-1998). Participou na gravação dos seguintes discos: Ópera Antígono de Antonio Mazzoni, Divino Sospiro, Enrico Onofri, ed.Dynamic (2013), As Quatro Estações, A. Vivaldi, Forma Antiqua, Aarón Zapico, ed. Winter&Winter (2012), 1700 - The Century of the Portuguese, Divino Sospiro, Enrico Onofri, Dynamic(2011), Pedra Irregular, 7 Lágrimas, ed. Murecords, Portugal (2010), Silêncio, 7 Lágrimas, ed.Murecords(2009), Baroque Suites, European Union Baroque Orchestra, ed.The Gift of Music (2008), Sinfonias de Mozart, Divino Sospiro, ed.Nichion (2007). Colabora enquanto violoncelista com os seguintes agrupamentos: Orquestra do séc XVIII, New Dutch Academy, B'Rock, Orchestra of The Age of Enlightenment, Irish Baroque Orchestra, Holland Baroque Society, Al Ayre Español, Divino Sospiro, Forma Antiqua, Les Passions de l'Âme.

Tese de Doutoramento

Título
O Violoncelo em Portugal c.1750/1834: Um estudo de repertório e práticas interpretativas

Orientador

Resumo
Este estudo tem por objectivo aprofundar o conhecimento do violoncelo em Portugal no período c.1750/1834 e será estruturado em duas secções principais:
1. Estudo do repertório em que o violoncelo assuma um papel de relevância, seja ele solístico, camerístico ou orquestral, através da recolha e análise do repertório conhecido e pesquisa em acervos públicos e privados de obras desconhecidas.
2. Pesquisa das práticas interpretativas, tanto ao nível estilístico como instrumental, técnico e organológico através do estudo de tratados e ensaios instrumentais teóricos contemporâneos, tentando estabelecer pontes estilísticas com as práticas instrumentais noutros países europeus. Será também consultada documentação histórica que possa incluir dados sobre a actividade dos violoncelistas em Portugal, instrumentos e práticas interpretativas, bem como de bibliografia complementar de contextualização relativa à música portuguesa e europeia da época.

Grupo de Investigação: Estudos Históricos e Culturais em Música