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Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
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Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Maria Helena Milheiro, nascida em Coimbra em 1985, iniciou a sua formação musical no Conservatório de Música de Coimbra em violino (1995-2006). Possui duas licenciaturas em Professores de Educação Musical do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação de Coimbra (2007), e em Musicologia, pela Universidade do Minho (2011) e também um mestrado em Etnomusicologia, pela Universidade de Aveiro (2013), com uma dissertação intitulada “«Um por todos, Todos pela Música Nova» - um estudo de caso”. Actualmente é aluna de doutoramento no programa doutoral “Música como Cultura e Cognição” na Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo co-supervisão pela Universidade do Luxemburgo. Neste contexto desenvolveu trabalho de campo com observação participante em Paris, na Filarmónica Portuguesa de Paris. Integra o Instituto de Etnomusicologia – centro de etudos em música e dança (Inet-md) desde 2012. Entre setembro 2007 e abril 2015 foi professora de música em escolas do ensino básico. De janeiro 2012 a dezembro 2013 integrou o projecto “MIMAR – Memórias e Imagens do Mar”, coordenado por Susana Sardo numa colaboração entre o Inet-md e a Câmara Municipal de Ílhavo e de setembro 2012 a agosto 2013 foi bolseira de investigação FCT no projecto “Música no meio: canto coral no contexto do orfeonismo (1880-2013)”, corrdenado por Maria do Rosário Pestana, ambos no pólo de Aveiro do Inet-md. Possui artigos publicados em revistas científicas e livros de actas de encontros científicos nacionais e internacionais.
 
 
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título

Música e Representações Identitárias de Migrantes Portugueses em Paris

 
HelenaMilheiroBarraDoutoramento.png
 
Orientação
 
Referência Bolsa
PD/BD/11458/2016
 
Resumo
O projeto Música e Representações Identitárias de Migrantes Portugueses testa interfaces culturais identitários em ambiente musical entre cidadãos migrantes portugueses e seus pares nos locais de acolhimento, junto de migrantes em França. Caracteriza eventos, situações, instituições, reportórios, indivíduos, agrupamentos, comportamentos e demais constituintes de momentos de interface cultural identitário na região de Paris. O objectivo é estudar representações identitárias, suas motivações e resultados, para contribuir para os estudos de mobilidade humana, numa era em que os processos migratórios emergem já não mais como necessidade pontual laboral, mas como flagelo social humanitário. De que forma os que partem mantêm e preservam hábitos musicais assimilados? Como influenciam culturalmente as sociedades de acolhimento? De que maneira são influenciados pelas representações culturais dos países de chegada? Que associações culturais e agrupamentos integram? Em que eventos festivos ou outros participam os indivíduos migrantes, e como neles se verifica, ou não, a condição de pertença cultural? Este estudo contempla trabalho de campo etnomusicológico junto de migrantes portugueses em França.