• Caretos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Doutorando em Etnomusicologia onde desenvolve investigação sobre as práticas de captação de som em Portugal. Licenciado em música (variante de instrumento), pela Universidade de Aveiro, e em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, é Mestre em Etnomusicologia, também pela Universidade Nova de Lisboa, onde foi docente na Pós-Graduação em Estudos de Música Popular (2011-12). É, desde 2006, docente e membro da direcção do Conservatório de Música de Sintra onde desevolve actividade pedagógica nas áreas Científica e Técnico-Artística. Foi bolseiro no INET-MD na qualidade de redactor, revisor científico e membro da Equipa Editorial da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Desenvolveu investigação sobre o surgimento e disseminação dos géneros musicais e o seu papel na produção de repertórios, apresentada em tese e conferências. Foi Director coral na Associação Coral de Sintra (2004-10). Mantém actividade como músico desde 1999, nas qualidades de instrumentista, arranjador e docente.
 
Os seus interesses científicos recaem sobre a veiculação de conhecimento sobre música e som entre os agentes envolvidos na sua produção e fruição.
 
 
 
 
Projeto Doutoral
 
Título
Propagação, Transdução e Conhecimento Tácito. José Fortes ceunquanto mediador entre novas tecnologias e práticas de gravação
 
Orientação
Salwa El-Shawan Castelo-Branco
 
Resumo
Esta investigação incide sobre o papel das técnicas de captação na configuração sonora de uma parte da música gravada em Portugal. Desenvolve-se a partir da atividade de um dos mais proeminentes técnicos de som portugueses, José Fortes (nascido em 1943), cuja carreira se estende por um arco temporal superior a seis décadas (1958 até à atualidade). Enquanto figura central no panorama da indústria de gravação portuguesa, propõe-se nesta análise elucidar as nuances das metodologias que ele e seus colaboradores conceberam, recorrendo a diversas técnicas e tecnologias. Cada etapa da carreira de José Fortes suscita questões específicas: a distinção entre a aquisição entre conhecimentossonoro, musical e tecnológico; o ênfase da ação humana vs. a influência tecnológica; a tensão entre abordagens sistemáticas e intuitivas; e de que forma distintas conceptualizações da ideia de “som” potenciam práticas de gravação particulares.
 
Palavras-chave: Som, Conhecimento Tácito, Transdução, Propagação.
 
 
 
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UI/BD/151087/2021)