• citara
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa

Filipe Morais está no segundo ano do doutorado em Ciências Musicais, com especialidade em Etnomusicologia, na Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH). Possui graduação em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e Mestrado em Música - performance com especialidade em Etnomusicologia, pela Universidade de Aveiro (2016). Atualmente, é instrutor musical de baixo elétrico da Escola de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/DART-FALA). Foi contrabaixista titular da Orquestra de jazz do DECA - Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro/Portugal (2014- 2015). Foi contrabaixista da (OSUFRN) Orquestra Sinfónica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009-2013). Possui um curso técnico em baixo eléctrico (2007-2009) e um curso técnico em contrabaixo clássico (2010-2013) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Jazz Studies, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto social, ensino do instrumento, performance, baixo elétrico/contrabaixo e educação musical.

Projeto de Doutoramento

Título
O baixo elétrico e o contrabaixo enquanto “máscaras” para execução musical: Representação sonora através da live performance

Orientação
Pedro Roxo e Hélder Bruno Martins

Resumo
Neste projeto, pretendo sustentar a hipótese de que apesar das diferentes tipologias de contrabaixos exercerem a mesma função na música, performance, execução, linguagem e abordagem técnica dos instrumentos precisam de ser distintas. Neste sentido, o baixista versátil tem à sua disposição instrumentos considerados distintos que, em diversas situações musicais, exige que ele circule entre tipologias de baixos em busca de uma sonoridade e/ou estética que mais se adequa à situação musical que lhe é exigida, tendo em conta as possibilidades sonoras que cada cada tipo de baixo proporciona. Estas proposições bem como as questões de investigação foram delineadas com base na minha própria prática artística e também como professor de contrabaixo e de baixo eléctrico, levando em consideração a minha experiência e a investigação desenvolvida até o momento. Esta pesquisa, no quadro da etnomusicologia e dos estudos de jazz, propõe uma análise etnográfica (incluindo a prática de auto-etnografia) sob a ótica da etnomusicologia do indivíduo, observação participante e análise musical enquanto ferramenta analítica.

Palavras-chave: Etnomusicologia; Músicos de jazz; Jazz Studies; Contrabaixo; Baixo Elécrico