• Dança7
Doutorando
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

“É com base nas abordagens inovadoras da sua fascinante técnica pianística que Pedro Emanuel Pereira já se afirma como um compositor excecional”, aliando-se a uma “subtileza emocional, um grande temperamento”, e uma “visão profunda da essência da música que toca.”(António Victorino d’Almeida, Vera Gornostaeva e Naum Grubert)
Natural de Guimarães, Pedro Emanuel Pereira é um dos mais proeminentes pianistas e compositores portugueses da sua geração.
Na composição, destacam-se a encomenda de um concerto para clarinete e orquestra que será estreado no Cabrillo Festival of Contemporary Music, nos E.U.A., com direção de Cristian Maçelaru e Carlos Ferreira no clarinete; a escrita de um Requiem em memória de Francisco Sá Carneiro; e a estreia da obra “Passarola”, para piano, eletrónica e geometria sagrada, que contou com a presença do Rei de Espanha, o Presidente da República Portuguesa e o Presidente da República Italiana. Como solista, destacam-se os seus recitais em Barcelona, Nova York e Amesterdão, e os concertos com a Orquestra da Ópera de Erevan, a Orquestra da Casa da Música do Porto, e a Orquestra Filarmónica de Moscovo. Em conjunto com o clarinetista Carlos Ferreira, artista Rising Star de 2024, Pedro Emanuel Pereira fará uma tournée pelas principais salas europeias, nomeadamente no Barbican Centre, em Londres; Philharmonie de Paris; Elbphilharmonie e Laiszhalle, em Hamburgo; Palau de la Música Catalana, em Barcelona; Het Concertgebouw, em Amsterdão; Musikverein, em Viena; entre outros.
No âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, Pedro Emanuel Pereira criou um projeto que será levado a dez estabelecimentos prisionais de Portugal. O projeto 50’25 – Pelas Prisões de Portugal consistirá na criação e performance de 10 obras originais, inspiradas em textos poéticos que serão escritos pelos reclusos de cada estabelecimento prisional.
Na sua discografia, Pedro Emanuel Pereira conta com três álbuns editados. “Russian Journey” - com obras para piano solo de Prokofiev e Rachmaninov; “Sons da Minha Terra” - dedicado em exclusivo a obras originais da sua autoria para piano solo; e “XX-XXI”, gravado em conjunto com o clarinetista Carlos Ferreira.Em 2024, o artista lançará o seu próximo álbum discográfico para piano solo, que contará com música de Bach, Hindemith, Almeida, e obras da sua autoria.Do seu percurso académico, realce para a sua graduação pelo Conservatório de Moscovo P.I. Tchaikovsky, na classe da pianista Vera Gornostaeva, e para a pós-graduação no Conservatório de Amesterdão na classe do pianista Naum Grubert, onde terminou com nota máxima e distinção Cum Laude. Em Portugal, terminou os estudos na classe do pianista Marian Pivka, no Conservatório de Guimarães.
Estudou orquestração e instrumentação com Mikhail Bogdanov e Artun Hoinic, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Jacques Vonk durante os seus estudos.
Ao longo dos seus anos académicos, Pedro Emanuel Pereira participou em inúmeros concursos internacionais de piano e composição, tendo sido premiado em mais de 20 concursos em todo o mundo. Entre as suas distinções destacam-se os primeiros prémios no Concurso Internacional Santa Cecília no Porto, no Concurso Internacional Richard Vines em Lleida, no Concurso Internacional de San Sebastian (com 16 anos) e no Concurso PianoVoce para duos em Moscovo. Para além da sua atividade de pianista concertista e compositor, Pedro Emanuel Pereira desenvolve um trabalho de pesquisa académica na Universidade de Aveiro, no programa doutoral em Criação Artística, dedicando-se também à produção musical, sendo um dos membros fundadores da produtora Percos Music.

Projeto de Doutoramento

Delving into the Between: O Silêncio enquanto Presença, no Tempo e no Espaço

Orientação

Resumo
No verão de 2019, vivi uma experiência epifánica que me levou a refletir sobre a importância do silêncio na minha vida. Naquele dia, na cidade italiana de Portogruaro, compreendi que há algo de mais profundo na minha existência para além da interpretação pianística e a composição musical. Percebi que o silêncio não ocorre apenas quando o ruído não existe. O silêncio é em si uma presença. Através desta experiência pessoal, pude verificar que a intemporalidade do silêncio por mim vivido estava intimamente ligada à sua espacialidade e temporalidade. Ao alterar a minha perceção de Silêncio, Espaço e Tempo, bem como a relação entre estas três, a minha criação artística sofreu significativas mudanças.Este trabalho académico pretende contribuir para uma nova prática artística e possibilitar novas experiências de escuta musical.

Palavras-chave: Silêncio; Presença; Tempo; Espaço