Pedro Emanuel Pereira
- Doutorando
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Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
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Campus Universitário de Santiago
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3810-193 Aveiro
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Portugal
- Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)
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Nota Biográfica
“É com base nas abordagens inovadoras da sua fascinante técnica pianística que Pedro Emanuel Pereira já se afirma como um compositor excecional”, aliando-se a uma “subtileza emocional, um grande temperamento”, e uma “visão profunda da essência da música que toca.”(António Victorino d’Almeida, Vera Gornostaeva e Naum Grubert)Natural de Guimarães, Pedro Emanuel Pereira é um dos mais proeminentes pianistas e compositores portugueses da sua geração.Na composição, destacam-se a encomenda de um concerto para clarinete e orquestra que será estreado no Cabrillo Festival of Contemporary Music, nos E.U.A., com direção de Cristian Maçelaru e Carlos Ferreira no clarinete; a escrita de um Requiem em memória de Francisco Sá Carneiro; e a estreia da obra “Passarola”, para piano, eletrónica e geometria sagrada, que contou com a presença do Rei de Espanha, o Presidente da República Portuguesa e o Presidente da República Italiana. Como solista, destacam-se os seus recitais em Barcelona, Nova York e Amesterdão, e os concertos com a Orquestra da Ópera de Erevan, a Orquestra da Casa da Música do Porto, e a Orquestra Filarmónica de Moscovo. Em conjunto com o clarinetista Carlos Ferreira, artista Rising Star de 2024, Pedro Emanuel Pereira fará uma tournée pelas principais salas europeias, nomeadamente no Barbican Centre, em Londres; Philharmonie de Paris; Elbphilharmonie e Laiszhalle, em Hamburgo; Palau de la Música Catalana, em Barcelona; Het Concertgebouw, em Amsterdão; Musikverein, em Viena; entre outros.No âmbito das comemorações dos 50 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, Pedro Emanuel Pereira criou um projeto que será levado a dez estabelecimentos prisionais de Portugal. O projeto 50’25 – Pelas Prisões de Portugal consistirá na criação e performance de 10 obras originais, inspiradas em textos poéticos que serão escritos pelos reclusos de cada estabelecimento prisional.Na sua discografia, Pedro Emanuel Pereira conta com três álbuns editados. “Russian Journey” - com obras para piano solo de Prokofiev e Rachmaninov; “Sons da Minha Terra” - dedicado em exclusivo a obras originais da sua autoria para piano solo; e “XX-XXI”, gravado em conjunto com o clarinetista Carlos Ferreira.Em 2024, o artista lançará o seu próximo álbum discográfico para piano solo, que contará com música de Bach, Hindemith, Almeida, e obras da sua autoria.Do seu percurso académico, realce para a sua graduação pelo Conservatório de Moscovo P.I. Tchaikovsky, na classe da pianista Vera Gornostaeva, e para a pós-graduação no Conservatório de Amesterdão na classe do pianista Naum Grubert, onde terminou com nota máxima e distinção Cum Laude. Em Portugal, terminou os estudos na classe do pianista Marian Pivka, no Conservatório de Guimarães.Estudou orquestração e instrumentação com Mikhail Bogdanov e Artun Hoinic, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Jacques Vonk durante os seus estudos.Ao longo dos seus anos académicos, Pedro Emanuel Pereira participou em inúmeros concursos internacionais de piano e composição, tendo sido premiado em mais de 20 concursos em todo o mundo. Entre as suas distinções destacam-se os primeiros prémios no Concurso Internacional Santa Cecília no Porto, no Concurso Internacional Richard Vines em Lleida, no Concurso Internacional de San Sebastian (com 16 anos) e no Concurso PianoVoce para duos em Moscovo. Para além da sua atividade de pianista concertista e compositor, Pedro Emanuel Pereira desenvolve um trabalho de pesquisa académica na Universidade de Aveiro, no programa doutoral em Criação Artística, dedicando-se também à produção musical, sendo um dos membros fundadores da produtora Percos Music.Título
Delving into the Between: O Silêncio enquanto Presença, no Tempo e no Espaço
OrientaçãoResumoNo verão de 2019, vivi uma experiência epifánica que me levou a refletir sobre a importância do silêncio na minha vida. Naquele dia, na cidade italiana de Portogruaro, compreendi que há algo de mais profundo na minha existência para além da interpretação pianística e a composição musical. Percebi que o silêncio não ocorre apenas quando o ruído não existe. O silêncio é em si uma presença. Através desta experiência pessoal, pude verificar que a intemporalidade do silêncio por mim vivido estava intimamente ligada à sua espacialidade e temporalidade. Ao alterar a minha perceção de Silêncio, Espaço e Tempo, bem como a relação entre estas três, a minha criação artística sofreu significativas mudanças.Este trabalho académico pretende contribuir para uma nova prática artística e possibilitar novas experiências de escuta musical.Palavras-chave: Silêncio; Presença; Tempo; EspaçoGrupo de Investigação: Criação, Performance e Investigação Artística