• Caretos
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutorada
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

Nota Biográfica

Marina Bonfim é flautista e professora de música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Educaçãon Montessori pela Associação Brasileira de Educação Montessori e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participou do grupo de pesquisa Trabalhar com Música, coordenado pelo Profº Dr. José Alberto Salgado na UFRJ. Trabalhou como sargento músico e instrutora de História da Música na Marinha do Brasil. Integrou grupos de Choro e Música Popular Brasileira, entre os quais o Regional Tocata do Rio, formado por antigos chorões cariocas cuja atividade é o tema da sua dissertação de mestrado.
Atuou como professora de música da educação infantil ao ensino técnico, deu aulas de  Flauta Transversa, Saxofone, Teoria Musical e Artes Visuais em instituições públicas e particulares de ensino no estado do Rio de Janeiro.
No âmbito da investiagção, interessa-se por temas pertinentes à área de Etnomusicologia, nomeadamente Etnografia, Choro, Memória, Fado e Amália Rodrigues.
 
 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Amália brasileira: o papel de Amália Rodrigues na construção de um arquivo partilhado entre Brasil e Portugal (1945-1960)
 
 
Orientação
 
Coorientação
Pedro de Moura Aragão
 
 
Resumo
Amália Rodrigues (1920-1999) começou sua carreira discográfica em 1945, com o lançamento de um single gravado no Brasil. A partir daí, sua estada no país transformou-se numa missão editorial, com a gravação de oito discos de 78 rpm naquela década, todos pela editora Continental. A sua presença na indústria discográfica conduziu a uma troca de influências quanto a repertório e à construção de um arquivo partilhado entre Brasil e Portugal, associado à prolífica carreira da artista em diferentes mídias. Através de pesquisa arquivística em coleções de discos de 78 rpm, hemerotecas e acervos de Brasil e Portugal, a pesquisa pretende recuperar as histórias contadas nestes arquivos e analisar as diversas representações - políticas, sonoras, identitárias, simbólicas e de gênero - de Amália Rodrigues no Brasil, além de registrar e investigar, à luz da etnografia, produções artísticas produzidas atualmente em nome da artista.
 

Palavras-chave: 
Amália Rodrigues; Discografia; Fado; Memória; Arquivo; Etnomusicologia.