Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Desde a sua juventude, a Maria João Lopes mostrou grande interesse pela música e pela área da educação. Aos sete anos de idade, ela emigrou para o Reino Unido juntamente com a sua família e foi lá que começou os seus estudos de piano na cidade de Leeds. Após o seu regresso a Portugal, em 2007, a Maria João prosseguiu os estudos de piano no Conservatório Regional de Castelo Branco. Durante a adolescência, ela teve a oportunidade de participar em projetos artísticos como pianista, juntando-se a orquestras e grupos juvenis de renome. Ao mesmo tempo, ela acompanhou diversos músicos virtuosos ao piano e leccionou piano a alunos de todas as idades. Em 2014, Maria João foi aceite e premiada com uma bolsa para o programa de Bachelarato (licenciatura) em Piano no Royal Welsh College of Music and Drama. Em 2018, a Maria João obteve o Diploma do Associated Boards of Royal Schools of Music em Ensino de Piano. No mesmo ano, regressou a Portugal e ingressou no Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Évora, concluindo-o em 2021 com uma dissertação final de nota máxima.

No ano de 2022, a Maria João foi aceite no programa de Doutoramento em Educação Artística na Universidade de Lisboa, mas decidiu alterar o seu percurso académico em 2023 para o Doutoramento em Ensino de Música e Música na Comunidade na Universidade de Aveiro. Nesse mesmo ano, foi convidada a transcrever as cartas de José António da Motta para o seu filho José Vianna da Motta. A Maria João Lopes continua a dedicar-se ativamente na expansão do conhecimento na área da educação musical e, em particular, da pedagogia do piano através das suas publicações de livros de piano e projetos com professores de piano como o Pianisticamente Falando e o projeto com alunos de piano realizado em escolas e conservatórios. denominado Atividades Pianísticas. Além disso, continua a destacar-se artisticamente como pianista, sendo parte integrante do Duo Anemoia, uma parceria de piano e eufónio que já se apresentou por Portugal e Itália.

Projeto de Doutoramento

"A Pedagogical Approach for the Complete Beginner Pianist"

Coorientação
Toni Mäkinen

Resumo

Dado a escassez de material pedagógico para iniciantes de piano em Portugal, este projeto propõe uma abordagem que busca reformular a conceitualização de pianista. A contribuição pessoal, competências auditivas e competências de improvisação são geralmente negligenciadas na literatura de piano publicada. Em outras palavras, os pianistas estão se tornando subordinados à partitura musical, incapazes de utilizar toda a capacidade de seu cérebro e se distanciando do desenvolvimento de uma base técnica pianística holística. A abordagem proposta levará em consideração os objetivos de aprendizagem do Curso de Acompanhamento Livre da Academia Sibelius, que se concentra no desenvolvimento das habilidades negligenciadas, e se coaduna com as ideias da educação típica de piano, que se centraliza na leitura musical, técnica e teoria. Dessa forma, a educação em piano será aprimorada em direção a uma experiência de aprendizagem mais envolvente e completa.

Palavras-chave: Piano; Abordagem; Holístico; Competências