• KovaM
Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Ângela começou os seus estudos de violino em João Pessoa (Brasil), com os professores José Ademar Rocha e Leopoldo Nogueira. Licenciou-se na Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação dos professores Pedro Pinto e Yerko Tabilo Pinto. Em 1995, realizou uma turné pelo Brasil, como violinista convidada da orquestra de Câmara de Curitiba, com os músicos e compositores Egberto Gismonti e Wagner Tiso. Durante dois anos, estudou em Porto Alegre, com o professor Marcello Guerchfeld, fazendo parte também das orquestras de câmara do Teatro São Pedro, da Unisinos e do SESI. Concluiu o Mestrado em Violino na Indiana University South Bend, EUA, sob a orientação do professor Aaron Berofsky. Foi inserida na "Dean's List" da School of the Arts da Indiana University South Bend, em razão do "Aknowledging Student Excellence" (Reconhecimento de Excelência Estudantil). Tocou, durante dois anos, na South Bend Symphony Orchestra, sob a batuta do maestro Tsung Yeh. No Rio de Janeiro, foi membro da Orquestra Sinfónica Brasileira, atuou no naipe dos primeiros violinos durante 4 anos.   Foi solista da Orquestra do Rio Grande do Norte.  Foi membro da Orquestra Sinfónica da Paraíba, no naipe dos primeiros violinos. Na Escola de Música Anthenor Navarro, licenciou-se em violino e, na graduação da Universidade Federal de Pernambuco, violino e viola. Atualmente, é professora efetiva de violino e de viola na Universidade Federal de Campina Grande e doutoranda em música na Universidade de Aveiro.

Projeto de Doutoramento

Título
"O VIOLINO NA MÚSICA ARMORIAL: Expressões e contribuições da rabeca nordestina brasileira na performance instrumental"

Resumo
A presente proposta de investigação pretende enriquecer a interpretação musical contemporânea através de uma abordagem interpretativa que explora as especificidades técnico-expressivas das práticas da rabeca nordestina brasileira. Apesar de sua importância, as particularidades de suas práticas performativas foram pouco evidenciadas nos trabalhos acadêmicos, envolvendo o repertório para violino inspirado na música armorial. A música armorial se formou a partir de um Movimento artístico, que surgiu oficialmente em 1970, na cidade de Recife (nordeste do Brasil), liderado pelo escritor Ariano Suassuna Suassuna (1927-2014). Este Movimento buscava a criação de uma “arte erudita brasileira” a partir da cultura de tradição oral do nordeste do país (Nóbrega, 2000, p. 43). Um outro ponto que considero relevante nessa proposta é o reconhecimento e a visibilidade que proponho em relação a música da tradição oral do Nordeste do Brasil. Espera-se que esta proposta lance luz para novas formas de conceber e experienciar a música para violino com inspiração na música armorial.