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Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Yundi Hou nasceu numa família ligada à música. Formou-se no Departamento de Piano do Conservatório de Música da China, em 2018, e obteve o mestrado no Conservatório de Música de Hamburgo, na Alemanha. Desde a sua formação académica, recebeu altos elogios de Robert McDonald, Boris Berman, Pieter Eicher, Roberto Domingos, G. Friedrich Schenck e Matti Raekallio. Como jovem pianista,  possui uma rica experiência em apresentações solo e música de câmara, viajando por toda a Ásia e Europa, realizando diversos recitais solo em Fuyang, Pequim, Manheim, Hamburgo, Porto, Sardoal e Aveiro. Como música de câmara, também atua ativamente na Alemanha e Portugal, colaborando com a violoncelista Nagisa Mitsubishi e a clarinetista Hiroko Onuma. Yundi ganhou vários prémios em competições nacionais e internacionais, como o 12º Concurso Nacional de Piano "Xinghai", o 1º Concurso Nacional de Piano "Yingchang", o 18º Concurso Internacional de Piano Santa-Cecilia e o 20º Concurso Internacional de Piano Santa-Cecilia. Em 2022, Yundi Hou conquistou o Segundo Prémio e o Prémio Jovem Talento no 7º Concurso Internacional de Piano de Sardoal, em Portugal, onde recebeu muitos elogios do renomado pianista português Jorge Martins e outros membros do júri. Desde 2022, está inscrita no Programa Doutoral em Música, na vertente de performance musical,  na Universidade de Aveiro, sob a orientação da pianista Prof. Shao Xiao ling.
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Messiaen and Peking Opera in the multimodal perspective of performing Qigang Chen’s piano work
 
Orientação
 
Resumo
Este projeto de pesquisa aborda o estudo de performance das principais obras para piano do compositor sino-francês Qigang Chen, compostas no início do século XXI. Chen foi profundamente influenciado por sua tutela sob Olivier Messiaen e, ao mesmo tempo, enraizado na Ópera de Pequim devido ao seu treinamento na infância, suas composições abrangem aspectos da ópera tradicional chinesa e os integram a conceitos musicais contemporâneos ocidentais. Este estudo adota uma perspectiva multimodal, considerando diálogo intertextual, movimentos cênicos e combinações dinâmicas de timbres. A pesquisa investiga como elementos simbólicos e multisensoriais, influenciados pela Ópera de Pequim e pela perspetiva sinestésica de Messiaen, impactam a interpretação e a performance. O objetivo da pesquisa é propor estratégias para performances multimodais coesas das obras para piano de Chen, incluindo a incorporação de interações audiovisuais em apresentações ao vivo, a criação de movimentos não verbais em colaboração com percussionistas e a exploração de espaço cênico e iluminação. Também avalia o impacto da performance multimodal na experiência da audiência e na perceção cultural, proporcionando novas perspetivas sobre performance musical e estudos culturais.

Palavras-chave: Qigang Chen, Olivier Messiaen, Ópera de Pequim, Performance multimodal