Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa

Eduardo Fernandes Lopes de Oliveira concluiu o Bachelor em Comunicação Social em 2008 pela Universidade de Brasília. Concluiu a pós-graduação em Acústica e Estudos dos Sons em 2018 pela Universidade Nova de Lisboa. Concluiu mestrado em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Atua no cruzamento interdisciplinar entre as áreas de acústica musical e etnomusicologia. Trabalha na caracterização acústica não destrutiva de instrumentos musicais históricos por meio de engenharia reversa, através de tecnologia de scanner 3D  que permite obtenção da geometria dos componentes dos instrumentos  combinada com o processamento dos dados nos softwares Artec Studio, Blender e Matlab.

Ciência Vitae
  |  ORCID

Projeto Doutoral

Restituição digital das timbilas chopi moçambicanas

Orientação
Vincent Debut

Resumo
Timbilas são xilofones do povo Moçambicano Chopi, que cultiva uma das mais importantes tradições musicais do sul da África. Este projeto visa a valorização e a  restituição desta manifestação cultural, eleita patrimônio oral e imaterial da humanidade Pela UNESCO em 2005, que vem perdendo espaço diante da globalização. O trabalho foca-se em um testemunho único de timbilas históricas armazenadas do Museu Nacional de Etnologia de Lisboa, que serão sistematicamente catalogadas e analisadas  através de atualizados procedimentos científicos, baseados em técnicas não-destrutivas que combinam tecnologia de scanner 3D e métodos computacionais de modelação física para analisar processos de afinação, escalas musicais e a unidade tímbrica dos instrumentos. Os resultados incluem a disponibilização de um plug-in para softwares de composição e performance musical, recriando virtualmente os sons destas timbilas históricas.

Palavras-chave: xilifones africanos; análise modal; engenharia reversa; tecnologia de scanner 3D; elementos finitos.

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UIDB/00472/2020)

Grupo de Investigação: Acústica Musical e Estudos de Som