Tags: DeCA | UA
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Mathilde Martins (Estrasburgo, 1997) é uma compositora portuguesa detentora do grau de mestre em música. Em 2013, iniciou os seus estudos no Conservatório de Música da Jobra e completou o 8º grau de piano. Em 2016, ingressou em o curso de Música da Universidade de Aveiro onde se licenciou e alcançou o grau de mestre em Música com a dissertação "A contemplação da Natureza como mecânica de sensibilização para a criação em Quadros de Uma Narrativa Introspetiva" (2021). Encontra-se atualmente matriculada na área da composição no curso de Mestrado em Ensino da Música e no Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro.
Demonstra interesse relativamente à produção científica, tecnológica e artístico-cultural relacionada com o tema da divulgação do património cultural e natural por intermédio da criação artística de música mista e do concerto multimédia.

Ciência VitaeORCID

Projeto de Doutoramento

Sombras

O documentário acusmático como meio de divulgação e preservação do património: o caso dos monumentos megalíticos de Sever do Vouga

0011111matildemartinsprojeto

Isabel Soveral

Resumo

O projeto procura desenvolver um trabalho que demonstre a importância e eficácia do documentário acusmático como forma de preservação e divulgação sustentável do património histórico e natural, numa perspetiva criativa.

Num mundo de constantes mudanças ambientais, a necessidade de militância ecológica e de luta para a sustentabilidade do planeta torna-se indispensável. O documentário acusmático, obra que une criação musical e documento sonoro, surge como uma ferramenta que permite informar e transmitir ideais de manifesto ideológico ecológico. O compromisso social pode expressar-se através da criação de uma obra acusmática que envolve uma profunda ligação entre o ouvinte e a composição, fundindo a “realidade” do mundo com a imaterialidade e abstração dos sons e da música.

Na perspetiva de demonstrar o potencial do documentário acusmático como ferramenta para a preservação e divulgação sustentável do património histórico e natural, o trabalho será aplicado de forma prática com a composição de Sombras, um ciclo de documentários acusmáticos sobre a natureza e os monumentos megalíticos do concelho de Sever do Vouga. Ao longo de uma viagem sonora que terá como fontes principais o património natural e o património imaterial, a realização deste ciclo de documentários apresentará uma narrativa histórica sobre os monumentos megalíticos. Á esta narrativa que informará sobre o passado pré-histórico da zona, se entrelaçará a temática da dualidade do homem e da natureza numa perspetiva de sensibilizar para a sustentabilidade do planeta e de todo o seu património.

Palavras-chave: Composição; Arte ecológica; Documentário acusmático; Documento sonoro; Música; Sustentabilidade; Património; Valores; Paisagem sonora.