Tags: DeCA | UA
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

José Carlos Oliveira iniciou os seus estudos musicais como autodidata, tendo assumido aos treze anos de idade a posição de organista na Igreja de S. José Operário, em Castelo Branco. Entre outubro de 1991 e julho de 1993, iniciou estudos na Academia de Música Eborense. Em setembro de 1993, ingressou no Curso de Direção Coral da Escola Superior de Música de Lisboa, concluindo o primeiro ano.Entre 1991 e 1994, estudou Órgão sucessivamente com João Paulo Janeiro, Antoine Sibertin-Blanc e Rosa Amorim. Em simultâneo, foi aluno de Direção Coral do 1º Curso Nacional de Música Sacra, realizado pelo Santuário de Fátima e Secretariado Nacional de Música Sacra. Foi professor-assistente no 2º Curso Nacional de Música Sacra. Obteve Menção Honrosa no Concurso de Jovens Organistas, realizado em Leiria, no 1997.Em julho de 1999, concluiu a licenciatura em Música Sacra, na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg (Alemanha) e em julho de 2000, a licenciatura em Pedagogia Musical para a disciplina de Órgão, atribuída pela Escola Superior de Música de Munique. Após o regresso a Portugal exerceu atividade pedagógica, sucessivamente, na Academia de Música Eborense, no Conservatório Regional de Castelo Branco, no Conservatório Regional da Covilhã e na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.De setembro de 2002 a Agosto de 2008 foi professor de Órgão no Conservatório de Música de Coimbra.É, atualmente, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e no Conservatório Regional da mesma cidade. Ocupa o cargo de organista titular do Órgão Willis/Schulte (1928/2013 – 29/II) da Paróquia de S. José Operário, em Castelo Branco.Prepara, presentemente, a sua tese doutoral em Música (Performance) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, dedicada especificamente à obra para órgão solo de Paul Hindemith.

Ciência VitaeORCID

Projeto de Doutoramento

Título
Hindemith e o Órgão: Contributo da Unterweisung im Tonsatz de Paul Hindemith para a Interpretação das suas obras para Órgão Solo
00jose oliveira imagem tese

Helana Santana

Co- orientação
António José Marques de Sá Mota

Resumo
Este projeto de tese visa a performance das obras para Órgão solo de Paul Hindemith (1895-1963) baseada na análise musical decorrente da aplicação dos conceitos enunciados pelo compositor na sua obra teórica Unterweisung im Tonsatz (1937), sobre a qual se pretende fundamentar as opções interpretativas.As obras para órgão solo de Paul Hindemith caracterizam-se pela quase total ausência de indicações agógicas e de registação, aliada a uma grande escassez de indicações metronómicas, dinâmicas e de caráter. O objeto de estudo desta pesquisa reveste-se, assim, de particular interesse tendo em conta, por um lado, a importância das composições para órgão de Hindemith, dentro da produção germânica para este instrumento na primeira metade do século XX e, por outro, o facto de recorrer à obra teórica Unterweisung publicada pelo compositor, de modo a obter fundamentação para definir parâmetros de interpretação destas obras.

Palavras-chave:
Performance, Órgão, Análise, Nova Objectividade, Orgelbewegung.