Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Santiago Medina é considerado um dos violinistas mais destacados e versáteis da América Latina. A sua trajetória no campo da música clássica, interpretação histórica e música popular da Colômbia e da América Latina levou-o a manter uma intensa atividade artística como solista, músico de câmara e integrante de conjuntos de destaque. Vencedor de prémios em concursos nacionais e internacionais, deu concertos nos mais prestigiados auditórios e festivais da Europa e atuou como concertino com grupos como a Akademie für Alte Musik Berlin, a Orquestra Sinfónica de Heidelberg e a Orquestra Filarmónica de Augsburg, entre outros. Nascido em Bogotá, estudou violino com Antonia Kapitanova no Conservatório de Música da Universidade Nacional da Colômbia e depois estabeleceu-se na Alemanha, onde estudou na Hochschule für Musik Köln com Gezá Kapás e depois na Universität der Künste Berlin, onde se formou a aula de Nora Chastain. Concluiu o mestrado em Música Antiga estudando violino barroco com Midori Seiler e Nadja Zwiener, graduando-se com as notas mais altas. Paralelamente à sua atividade como músico, desenvolveu também uma carreira em gestão cultural. Concluiu o mestrado em Administração Pública na Hertie School of Governance em Berlim e entre 2015 e 2019 atuou como diplomata na Embaixada da Colômbia na Alemanha onde foi responsável pelas áreas de Cultura e Imprensa e Comunicação. Da mesma forma, ao retornar à Colômbia, ocupou o cargo de Gerente Regional de Bogotá na Fundação Nacional Batuta. Depois de ocupar cargos de professor no Conservatório de Innsbruck, na Universidade Sergio Arboleda e no Conservatório da Universidade Nacional da Colômbia, atualmente é professor a tempo integral no Departamento de Música da Universidade EAFIT em Medellín. Também atua como concertino do Bogotá Baroque Ensemble e como primeiro violino do Q-Arte Quartet, grupo aclamado pela sua especialização em música de compositores latino-americanos. Paralelamente à sua atividade profissional, frequenta o Programa Doutoral em Música na Universidade de Aveiro com ênfase em Estudos da Performance.

Projeto de Doutoramento

Título

Dentro e fora;antes,durante e depois. Estudo de caso sobre a concepção de um concerto e a gestão dos seus aspectos socioemocionais

Clarissa Foletto e Bruno Pereira

Resumo

Este projeto de investigação artística tem como objeto de estudo e experimentação o concerto, formato de performance musical fortemente enraizado na tradição da Europa Ocidental que inicialmente estava diretamente relacionado ao repertório pertencente à chamada "música clássica", mas que se difundiu para outros gêneros e contextos socioculturais. A grande transformação que as sociedades de todo o mundo sofreram em que o concerto permanece válido como experiência artística, associado por sua vez à globalização e aos discursos pós-coloniais, fez com que a estrutura do concerto tal como foi proposta na tradição do Ocidente música europeia, seja objeto de reflexão e discussão.
Ao refletir sobre o concerto, são tradicionalmente considerados aqueles elementos diretamente ligados à produção do código ordenado de sons que concebemos como música. No entanto, o concerto como experiência e como fenômeno social compreende um amplo espectro de aspectos que moldam a forma como cada um de seus participantes o vivencia e lhe dá sentido. Embora muitos desses elementos estejam presentes no momento e no espaço em que a música acontece, muitos outros estão localizados dentro, fora, antes ou depois.
A compreensão do concerto como um quadro mais amplo do que tradicionalmente se concebe constitui o ponto de partida deste projeto de investigação. Nesse sentido, visa, na perspectiva da criação artística e do conhecimento acadêmico, explorar as possibilidades dessa abordagem no que diz respeito ao modo como as pessoas vivenciam a música, entendida como um fenômeno associado não a objetos ou obras, mas a relações humanas e, portanto, tem um alto conteúdo socioemocional.
Este projeto propõe uma intervenção artística e performativa assente num modelo explicativo da experiência de concerto integral que permite explorar as ligações entre a criação artística, a performance musical e os aspetos socioemocionais que afetam as pessoas que participam nesta experiência.