• Batuque
Integrado | Doutorando
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Natural do Rio de Janeiro, Frederico Bezerra é doutorando em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do investigador Dr. Rui Cidra. Sua pesquisa, intitulada "Samba-enredo, composição e performance da resistência", analisa o gênero musical carnavalesco brasileiro samba-enredo, componente central da cultura expressiva das escolas de samba, enquanto produto e prática da resistência, bem como construtor de uma cultura diaspórica negra a partir de seus principais articuladores. Mestre em Musicologia - Etnomusicologia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil, 2010), mestrado este desenvolvido como bolseiro PROMOP/UDESC (2009).

Graduado em Piano Erudito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 2007). Foi professor de música e pianista co-repetidor da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e atualmente é professor (em licença) de História da Música, História da Música Popular e Piano da Fundação Cultural Fausto Rocha Junior em Joinville (Brasil). Paralelamente, é compositor de sambas-enredo, tendo algumas de suas obras desfiladas pelos carnavais de Porto Alegre, São Francisco do Sul e Florianópolis, dentre outros.

Projeto Doutoral

Samba-enredo, composição e performance de resistência

Rui Cidra

Resumo
Género musical praticado há quase um século, o samba-enredo é um dos componentes do espetáculo multiartístico denominado "desfile das escolas de samba" da cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa procura analisar de que maneira o género expressa aspectos da organização social, recriando a estrutura externa e a experiência física do desfile em seu interior. Reciprocamente, a investigação procurará observar como o samba-enredo constitui um instrumento estruturante de outros segmentos artísticos do desfile. Tal tarefa será acompanhada por uma análise etnomusicológica dos elementos do habitus composicional incorporado pelos praticantes, de acordo com os conceitos de Bourdieu (1972) e o trabalho etnográfico de Wacquant (2002). Como hipótese da investigação, procura averiguar se este habitus composicional participa de um conjunto de narrativas de identidade negra no Brasil contemporâneo, desenvolvidas por músicos e performers negros que encontram na Escola de Samba uma morada para sua política de resistência e identidade, invocando para isso, com Scott (2013), o emprego de uma "infrapolítica" através de "discursos ocultos" musicais redigidos por seus membros.

Samba-Enredo; Análise Musical; Performance; Resistência; Etnomusicologia.

Financiamento:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/150613/2020)