• Dança 3
Menu
Escolher um contacto:
Tags: DeCA | UA  
Imagem do contacto
Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Carolina Santiago (Yecla, Murcia, Espanha, 1994) é pianista de música contemporânea e clássica. Estudou Mestrado e Bacharelado em Música em Piano Performance no Conservatório Liceu (Barcelona) com Albert Attenelle. Atualmente, apresenta concertos por toda a Europa e frequenta o Programa Doutoral em Música na Universidade de Aveiro (Portugal) com Luca Chiantore com a bolsa oficial da AIE espanhola. Também frequenta no Orpheus Instituut (Ghent, Bélgica) o Curso Avançado de Música de Câmara com o Syntagma Piano Duo. No campo da música contemporânea, é coordenadora do Curso Internacional de Composição Barcelona Moderna (no Institut Français Barcelona) e pianista do Ensemble Moderno de Barcelona, ​​e estreou obras para solo e ensemble de piano. Já trabalhou com tantos compositores de renome, como Philippe Hurel, José Manuel López López, Alberto Posadas, etc. Participou no Internationales Musikinstitut Darmstadt 2018 com Nicolas Hodges, no Festival de Música Aurora de Estocolmo 2019, no Festival Mixtur 2017 em Barcelona com o Jean-Pierre Dupuy e trabalhou com o pianista contemporâneo Ricardo Descalzo. Ganhou prémios e bolsas de estudo como o Piano Meeting 2018 (Ourense, Espanha), o Prémio Corhyund no Concurso Piano Córdoba, a bolsa AIE para o curso Manuel de Falla 2016, a Yamaha Scholarship concedida pela BPA 2017 ao melhor pianista espanhol, a bolsa de estudos de mestrado da Conservatori del Liceu e a bolsa de estudos AIE 2018-29 para os seus estudos de doutoramento. Em 2019, publicou o seu primeiro CD "El piano, reflejo del alma", em conjunto com os pianistas Francisco Martí e Alfonso Sánchez. Carolina Santiago já tocou em muitos auditórios em toda a Espanha, Alemanha, Suécia, Portugal e Bélgica.

 

Ciência Vitae | ORCID

 

Projeto de Doutoramento
 
Título
Migrando à origem: Devir-pássaro e performance musical através de uma interpretação do Catalogue d'oiseaux de Messiaen
 
Orientação
 
Co-Orientação
 
Resumo
Este projeto consiste em uma nova interpretação da obra para piano solo Catalogue d'oiseaux do compositor francês Olivier Messiaen. O trabalho é modificado na busca de uma abordagem para o canto dos pássaros que aparecem citados, realizando também uma performance em conjunto com uma atriz de teatro onde a narrativa intrínseca será visualizada nos prefácios de cada peça da obra. Essa performance incorporará uma mensagem de conscientização ambiental - extrínseca a este trabalho musical, mas justificando essa mudança de perspectiva interpretativa - nascida da minha preocupação com o desaparecimento de espécies aviárias e mudanças em suas rotas de migração, conseqüências da superexploração de recursos naturais Para o ser humano. O intérprete fará uma aproximação ao canto dos pássaros que originaram este trabalho, realizando na prática artística o devir-pássaro e também usando os cahiers de notação de transcrição de pássaros de Olivier Messiaen. Os prefácios de cada andamento da obra serão transmitidos na performance, dando origem a um formato de concerto não convencional e interdisciplinar.