• Disco
Doutor Integrado | Professor Auxiliar
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Paulo Vaz de Carvalho formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1981. Entre1983 e 1984 realizou estudos de guitarra na Muzikhochschule de Viena sob a orientação de Luize Walker. Entre1984 e1986 realizou estudos de guitarra  no Conservatório de Aulnay-Sous-Bois sob orientação de Raymon Gratien a par de estudos particulares com Roberto Aussel. Em1994-Concluiu Mestrado em Ciências Musicais na Universidade de Coimbra apresentando  dissertação “António da Silva Leite, Aspectos Seleccionados da Vida e Obra”. Em 2005 concluiu Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre o tema ”Pensamento Polifónico na Didáctica de Guitarra do Século XVII ao Século XX”. Tem apresentado  comunicações em congressos e encontros nos diferentes domínios da Performance tais como “Novas texturas sonoras em guitarra”, “Jorge Peixinho, Tocar L'oiseau lyre: fantasias que um título consente”,  “As normas e a fantasia na transcrição e interpretação de música antiga em guitarra”, “Tablatura e scordatura, do velho se faz novo”. No domínio da organologia apresentou “Tidal Organ”, “Lira Mundi”, “Observação empírica de modelos de caixas de ressonância com vista ao equilíbrio de agudos e baixos em guitarras”, “Guitarpa, instrumento experimental para avaliação dos efeitos sonoros da alteração do ângulo de incisão das cordas no tampo”. Tem estado presente a solo e em conjuntos em festivais de guitarra portugueses e estrangeiros. Foi solista de guitarra com as orquestras Camerata Musical do Porto, Regie Sinfonia do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Norte e Filarmonia das Beiras. No campo da improvisação e composição tem dirigido recitais como “Retratos e Paisagens” para ensemble instrumental, “De Mil Amores” para vozes e instrumentos, “Requiem Laico por Paquito Cardinali” para soprano, narrador e ensemble instrumental. Participou em diversos registos sonoros: Erika Pluhar “Uberleben”, Isabel Soveral “Heart”, Música coral de Fernando Lopes Graça, Quatro Visitações a Manuel Mendes”, “Retratos e Paisagens”, “Triângulo do Atlântico”. Na aplicação da sua música de cena, tem dirigido sessões de formação de atores nas companhias A Escola da Noite e Urze Teatro. É Professor Auxiliar nas áreas de Guitarra, Técnica e Literatura de Guitarra e Música de Câmara, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Grupo de Investigação: Acústica Musical e Estudos de Sons