• Guitarra
Doutor Integrado | Investigador Auxiliar
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Iñigo Sánchez Fuarros é doutor em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Na atualidade trabalha como investigador auxiliar no Instituto de Etnomusicologia (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o projeto de investigação Sounds of Tourism financiado pela FCT (PTDC/ART-PER/32417/2017). Em 2017 fez parte integrante da equipe de pesquisa para o Projeto AHRC Understanding the Role of Sound and Music in Conflict Transformation: The Mozambique Case Study desenvolvido no Sonic Arts Research Centre (SARC) da Queen’s University Belfast.
Seus interesses de pesquisa se concentram no estudo da música como fenômeno social e cultural em três domínios interdisciplinares: a relação entre música, identidade e migração; o campo dos estudos sobre o som, e o estudo da música em contextos urbanos. É o autor da monografia Cubaneando em Barcelona. Música, migração e experiência urbana (CSIC, 2012) e sua pesquisa foi publicada em diferentes revistas acadêmicas (TRANS-Revista Transcultural de Música, Western Folklore, Revista
d'Etnologia de Catalunya, MUSICultures, etc.) e em outro tipo de publicações, entre as que destacam os volumes coletivos Fiesta y ciudad: pluriculturalidad e integración (CSIC, 2008), Made in Spain. Studies in Popular Music (Routledge, 2013), Musical Performance and the Changing City (Routledge, 2013), Towards an Anthropology of Ambient Sound (Routledge, 2017), ou Exploring Nightlife: Space, Society and Governance (Rowman & Littlefield, 2018), entre outros.
No Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA lecionou as cadeiras de Estudos em Música Popular na licenciatura, Antropologia do Som, Tendências Recentes em Etnomusicologia, e mais recentemente o curso livre Culturas sonoras, requalificação urbana e a turistificação do espaço urbano na cidade contemporânea. Na actualidade o editor de TRANS-Revista Transcultural de Música (Espanha) e membro do conselho editorial de Cadernos de Arte e Antropologia (Brasil) e Archiv für Textmusikforschung (Alemanha).