Doutor Integrado | Professor Auxiliar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
CV:

Ricardo Futre Pinheiro é guitarrista de jazz, compositor e musicólogo. Doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Música pelo Berklee College of Music e em Ciências da Psicologia pela Universidade de Lisboa. Estudou com Mick Goodrick, George Garzone, Ed Tomassi, Ken Pullig, Wayne Krantz, Chris Washburne e Salwa Castelo-Branco. Foi colocado na Dean's List do Berklee College of Music, como resultado do seu sucesso académico e musical. Enquanto músico, actuou nos mais importantes locais de performance em Portugal, tais como o Rivoli (com o Remix Ensemble e Peter Erskine), ou o Teatro São Luiz. Em 2010 lança um disco com Christopher Cheek, Mário Laginha, Alexandre Frazão, Demian Cabaud e João Paulo Esteves da Silva, editado pela editora espanhola Fresh Sound Records. Foi bolseiro da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação Ciência e Tecnologia, Centro Nacional de Cultura e Berklee College of Music. Ganhou o prémio de investigação em Jazz Studies, "Morroe Berger - Benny Carter Jazz Research Fund" atribuído pela Rutgers University e o Institute of Jazz Studies, nos E.U.A. Coordena a Licenciatura em Jazz e Música Moderna na Universidade Lusíada de Lisboa e lecciona também na Escola Superior de Música de Lisboa. Coordena o Mestrado em Ensino da Música na Universidade Lusíada de Lisboa e Academia Nacional Superior de Orquestra (Metropolitana). Tem apresentado inúmeras comunicações, workshops e artigos em Portugal e no estrangeiro (Alemanha, Áustria, Grécia, e Espanha) sobre jazz, aliando perspectivas musicológicas e históricas. Publicou em revistas científicas internacionais como a Acta Musicologica da International Musicological Society, editada por Philip Bohlman. Tem arguido provas académicas em instituições como a Universidade Lusíada de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Aveiro, Instituto Piaget, Escola Superior de Música de Lisboa, e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Discos enquanto líder: "Open Letter" Fresh Sound New Talent, 2010; "Song Form" TOAP, 2013; "Cinema & Dintorny" Fresh Sound Records, 2014 (in print). Livros: Pinheiro, Ricardo. 2013. Perpetuating the Music: Entrevistas e Reflexões Sobre Jam Sessions. Porto: Papiro Editora (ISBN: 978-989-636-697-1); Pinheiro, Ricardo. 2012. Jazz Fora de Horas: Jam Sessions em Nova Iorque. Lisboa:Universidade Lusíada Editora (ISBN: 978-989-640-133-7).