Doutor Integrado | Professor Auxiliar
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+351) 21 414 9179

Professora Auxiliar na área dos estudos em dança na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-UL). Investigadora do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) e coordenadora adjunta do pólo do INET-MD na FMH-UL. Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de dança, pela FMH-UL. Coordenadora do Mestrado em Performance Artística Dança na FMH-UL. Leccionou, como professora visitante, na Université Libre de Bruxelas,  Vrije Universiteit Brussels,  Universidade de Surrey, Conservatório Superior de Danza de Málaga,  Universidade de A Coruña, e na  Rutgers University (Newark). O seu âmbito de investigação inclui a dança teatral portuguesa durante o período do modernismo e do Estado Novo, a dança contemporânea em Portugal e nos países de expressão portuguesa, numa perspectiva psicossociológica,  dos estudos culturais e pós-coloniais. Entre as suas publicações recentes encontram-se: “Crioulo em Branco”. Em Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Brugioni, Elena et al (eds.) Braga: Editora Húmus/CEHUM (2012); “La escenificacion de Portugal. El ´Estado Novo’ y la danza. Em Coreografiar la Historia europea: Cuerpo, política, identidad y género en la danza de la edad moderna y contemporánea. Fresno, MªBeatriz M. (ed), Universidad de Oviedo/Ministerio Español de Ciencia y Innovación (2011); “Corpos e Anti-corpos do Verde-Gaio”. Em Dançar para a República, Tercio, D. (ed.). Lisboa: Leya/Caminho (2010); a colaboração na  Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Castelo-Branco, Salwa (dir.). Lisboa: INET/Ed.Notícias/Círculo de Leitores (2010); “Politics of the Body and Politics of the Soul. Dance and Fascism in Portugal”. Em Dance and Human Rights (selected papers), N.York: Congress on Dance Research (2009); “Descolonização do Corpo e do Imaginário. A Reinvenção da dança na África Lusófona Contemporânea”. Em Etno-Folk – Revista Galega de Etnomusicoloxía. Castelo-Branco, Salwa e Fernandez, Susana (coord.) nº12. Baiona: Dos Acordes (2008). É redactora e crítica de dança na imprensa portuguesa.

Ciência Vitae | ORCID

Grupo de Investigação: Estudos em Dança