Andrés Felipe Molano Ruiz
- Integrado | Doutorando
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Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
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Campus Universitário de Santiago
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3810-193 Aveiro
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Portugal
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Nota Biográfica
Pianista colombiano, estudou na Universidad Nacional de Colombia como aluno de Ángela Rodríguez em 2014 com um concerto na Sala Otto de Greiff, em Bogotá – Colômbia. É também um dos vencedores da Competição de Solistas da Orquestra OSCUN com O Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns em 2012 no Auditorio León de Greiff, na mesma cidade. Depois, ele estudou Maestría en Pedagogía del Piano com Mac McClure, graduando-se em 2016 com um concerto no Conservatorio de Música da Universidad Nacional e o seu trabalho de graduação: Contextualización de la Sonata n. 2 op. 61 en si menor de Dmitri Shostakóvich.
Atualmente é doutorando em performance (piano) na Universidade de Aveiro – Portugal com o seu projeto de tese intitulado "O pensamento futurista no repertório para piano solo de Leo Ornstein, Henry Cowell e George Antheil" e sob a orientação de Helena Maria da Silva Santana e Shao Xiao Ling.
Projeto de DoutoramentoTítuloO pensamento futurista no repertório para piano solo de Leo Ornstein, Henry Cowell e George AntheilOrientaçãoHelena Maria da Silva Santana
Co-OrientaçãoResumoO futurismo foi um movimento artístico que procurou romper com o instituído e as condições e restrições de um passado, particularmente estabelecido pelo Romantismo. Surgiu no início do século XX, na Itália, o Futurismo rapidamente se espalhou para outros países da Europa e do mundo, sendo um movimento que tentou acabar, enunciando de muitos autores, o que foi apontado como a morte da arte e um academismo reinante, surgindo com uma evidente transcendência e vigência no seu tempo.
Ao analisar a maneira de pensar e atuar dos seus participantes, é claro que este movimento teve um forte impacto sobre a comunidade artística do seu tempo, mas não apenas em um nível artístico, mas também ao nível político, social, cultural e ético. Propondo a interação entre as várias disciplinas das artes, expondo e incluindo as inovações tecnológicas da sua época, Futurismo também buscou uma alteração do paradigma criativo, aumentando a velocidade, tecnologia, rebelião, máquina e experimentação do ruido.
Exaltando a importância do Movimento Futurista para o desenvolvimento da criação artística e musical do século XX, particularmente nos Estados Unidos de América, vou me concentrar nos autores Leo Ornstein, Henry Cowell e George Antheil. Estes autores são relevantes para ajudar a expor e destacar como eles projetaram, caracterizaram e contaram o Futurismo nas suas obras, especialmente em algumas de piano solo.
Neste trabalho, os autores mencionados, ao realizar os ideais futuristas, deixam-me também ter uma visão de interpretação histórica e crítica dos mesmos conteúdos, uma vez que é possível estabelecer ligações e contrastes entre a sua música de piano e um repertório mais tradicional. Pois, evidentemente, há restos da uma herança composicional no seu pianismo de desafios técnicos e exploratórios das incomuns qualidades sonoras do piano.
Grupo de Investigação: Criação, Performance e Investigação Artística