Nota Biográfica
Doutorando em Etnomusicologia onde desenvolve investigação sobre as práticas de captação de som em Portugal. Licenciado em música (variante de instrumento), pela Universidade de Aveiro, e em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, é Mestre em Etnomusicologia, também pela Universidade Nova de Lisboa, onde foi docente na Pós-Graduação em Estudos de Música Popular (2011-12). É, desde 2006, docente e membro da direcção do Conservatório de Música de Sintra onde desevolve actividade pedagógica nas áreas Científica e Técnico-Artística. Foi bolseiro no INET-MD na qualidade de redactor, revisor científico e membro da Equipa Editorial da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Desenvolveu investigação sobre o surgimento e disseminação dos géneros musicais e o seu papel na produção de repertórios, apresentada em tese e conferências. Foi Director coral na Associação Coral de Sintra (2004-10). Mantém actividade como músico desde 1999, nas qualidades de instrumentista, arranjador e docente.
Os seus interesses científicos recaem sobre a veiculação de conhecimento sobre música e som entre os agentes envolvidos na sua produção e fruição.
Projeto Doutoral
Título
Propagação, Transdução e Conhecimento Tácito. José Fortes ceunquanto mediador entre novas tecnologias e práticas de gravação
Orientação
Salwa El-Shawan Castelo-Branco
Resumo
Esta investigação incide sobre o papel das técnicas de captação na configuração sonora de uma parte da música gravada em Portugal. Desenvolve-se a partir da atividade de um dos mais proeminentes técnicos de som portugueses, José Fortes (nascido em 1943), cuja carreira se estende por um arco temporal superior a seis décadas (1958 até à atualidade). Enquanto figura central no panorama da indústria de gravação portuguesa, propõe-se nesta análise elucidar as nuances das metodologias que ele e seus colaboradores conceberam, recorrendo a diversas técnicas e tecnologias. Cada etapa da carreira de José Fortes suscita questões específicas: a distinção entre a aquisição entre conhecimentossonoro, musical e tecnológico; o ênfase da ação humana vs. a influência tecnológica; a tensão entre abordagens sistemáticas e intuitivas; e de que forma distintas conceptualizações da ideia de “som” potenciam práticas de gravação particulares.
Palavras-chave: Som, Conhecimento Tácito, Transdução, Propagação.
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UI/BD/151087/2021)