• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutor Integrado | Pós-Doc
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)
CV:

Nota Biográfica

Dulce Simões é investigadora no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e colabora como professora no Departamento de Ciências Musicais da mesma Faculdade. Doutorada em Antropologia (especialidade poder, resistência e movimentos sociais) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Bolseira de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Realiza investigação de terreno em Portugal e Espanha sobre relações fronteiriças, políticas de identidade, movimentos sociais, usos da memória e práticas culturais. Participa em projetos I&D internacionais e multidisciplinares. É membro fundador do Grupo de Estudios Sociales Aplicados da Universidad de Extremadura e colaboradora do CRIA/FCSH-UNL. Das publicações mais recentes assinalam-se: "Teatro de amadores em Almada: performance e espoir em tempo de Revolução" in Paula Godinho (coord.) Antropologia e Performance – Agir, Atuar, Exibir. Castro Verde: 100LUZ, pp.237-256 (2014), Frontera y Guerra Civil de España. Dominación, resistencia y usos de la memoria. Badajoz: Publicaciones da Diputación Provincial de Badajoz (2013). "E o mar é tão grande: utopia e liberdade nas cantigas de José Afonso", A Trabe de Ouro - Publicación Galega de Pensamento Crítico, 96: 45-62 (2013). "Puentes de solidaridad en la frontera hispano-portuguesa. Los refugiados de la guerra civil española en Barrancos (1936)", Historia y Política, 30: 117-143 (2013). "A realização dos homens não era no seu trabalho nas fábricas, mas nas colectividades. Discursos e práticas de resistência na Cooperativa de Consumo Piedense", in Bruno Monteiro e Joana Dias Pereira (org.) De Pé Sobre a Terra. Estudos Sobre a Indústria, o Trabalho e o Movimento Operário em Portugal, Ebook, pp. 481-503 (2013). Desempenhou o cargo de produtora-realizadora na Radiotelevisão Portuguesa (1979-2003), realizando diversos géneros de produtos audiovisuais. 
 
 
 
Projeto de Pós-Doutoramento
 
Título
A cultura expressiva na fronteira luso-espanhola: continuidade histórica e processos de transformação socioculturais, agentes e repertórios na construção de identidades
 
Dulce PD
 
Orientação
 
Referência Bolsa
SFRH/BPD/89108/2012
 
Resumo
A música tradicional desempenha um relevante papel na construção de identidades locais, regionais e nacionais. Com este projecto pretendemos dar visibilidade e inteligibilidade às relações musicais transfronteiriças na raia do Baixo Alentejo / Extremadura /Andaluzia. Na dialéctica entre continuidade histórica e processos de transformação socioculturais, interrogamos as práticas musicais de tradição oral e os processos de patrimonialização que implicam dimensões económicas e políticas, conferindo centralidade aos indivíduos como agentes sociais.