• Dança 4
Doutor Integrado | Investigador Auxiliar | Investigador FCT

Filippo Bonini Baraldi é investigador FCT do Instituto de Etnomusicologia (INET-md), NOVA (Portugal). Licenciou-se em Engenharia Electrónica na Universidade de Padova (Itália), em 2001, concluiu um Mestrado em Tecnologia Musical no Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica / Música (IRCAM, Paris) e, em 2003, um Doutoramento em Etnomusicologia na Universidade de Nanterre em 2010 com honras por unanimidade do júri. Obteve uma bolsa de doutoradomento no Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS, 2003-2006) e uma bolsa de pós-doutoradmento na Sociedade de Etnologia de Nanterre (E. Fleichman, 2011). A sua investigação de doutoramento foi galardoada com o Prémio de Prestígio de Tese de Doutoramento do Museu Quai Branly (Paris, 2011). Em 2013, publicou sua primeira monografia sobre a vida musical romenos ciganos ("Tsiganes, musique et empathie”) nas reputadas edições Maison des Sciences de l'Homme (Paris), a qual foi premiada em 2014 com o Prémio da Academia Charles Cros (França). Entre 2007 e 2014, foi Professor de Etnomusicologia no Departamento de Música da Universidade VIII Saint-Denis em Paris, onde criou um curso no âmbito da temática Música e Emoção, e onde orientou alunos de licenciatura e de estudos pós-graduados. Durante 2014-2015, foi Professor Convidado (CAPES companheiro) na Universidade Federal da Paraíba (Brasil). Foi tambémconvidado para conferências e cursos de várias universidades europeias, designadamente a University College London, University La Sapienza (Roma), Universidade Federal do Pernambuco (Brasil), Middle East Technical University (Ancara, Turquia) e Universidade de Ghent (Bélgica). O seu trabalho de investigação sobre emoção musical constitui uma combinação interdisciplinar, combinando a metodologia da Etnomusicologia, da Computação em Música e das Ciências Cognitivas, do qual resultaram várias publicações de capítulos de livros e nas principais revistas científicas. Participou da criação e coordenação científica (2005-2010) da Rede de Pesquisa "Música, Cognição, Sociedades", financiado pelo Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS). Filippo Bonini Baraldi é também músico (violonista) actuando em destacados festivais de música (prémio BabelMed-Mondomix em 2013 com o grupo "Wanlov & o Afro-Gypsy Band") e cineasta de documentários de música (Prémio da Sociedade Francesa de Etnomusicologia no XXIV Festival Jean Rouch, Paris, de 2005, para o filme "Plan-séquence d'une mort Criée").

Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular