• Disco
Doutor Integrado | Pós-Doc
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Iñigo Sánchez Fuarros é doutor em Antropologia pela Universidad de Barcelona. Na atualidade trabalha como investigador em pós-doutoramento no Instituto de Etnomusicologia (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa. As suas linhas de investigação abarcam temas como o estudo da música em contextos migratórios, a relação entre música e cidade, assim como as problemáticas relacionadas com a antropologia dos sentidos. É autor do livro Cubaneando en Barcelona. Música, migración y experiencia urbana (CSIC, 2012) e o seu trabalho apareceu em revistas especializadas (TRANS-Revista Transcultural de Música, Western Folklore, Revista d'Etnologia de Catalunya) e em outro tipo de publicações, entre as que destacam os volumes coletivos Fiesta y ciudad: pluriculturalidad e integración (CSIC, 2008), Made in Spain. Studies in Popular Music (Routledge, 2013), e Musical Performance and the Changing City (Routledge, 2013). Na actualidade é o director de TRANS-Transcultural Music Review.

Projeto de Pós-Doutoramento

Título
Mapeamento dos sons da transformação urbana: a renovação do Bairro da Mouraria (2011 - 2013)

Inigo PD

Orientação

Referência Bolsa
SFRH/BDP/70411/2010

Este projecto explora o papel e a importância da música no que respeita à regeneração física e ao marketing do Bairro da Mouraria em Lisboa. Pretende-se analisar o modo como uma intervenção no ambiente sonoro poderá instigar mudanças profundas nos significados, nas funções e nas experiências do espaço urbano. Por outro lado, pretende-se igualmente compreender o modo como a reformulação do meio do som poderá constituir uma poderosa ferramenta  na transformação das dinâmicas urbanas do Lugar.