• Dança 5
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+ 351) 21 414 9179

Presentemente, Cecília é Professora Convidada da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa – Licenciatura em Dança, onde leciona as disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea, Composição Coreográfica, Técnicas de Cena e Produção de Eventos Culturais. Em paralelo Cecília é Professora Adjunta Convidada na Universidade Aberta - curso de Doutoramento em Digital-Media Arte, onde leciona o módulo de “Tópicos de Poéticas do Corpo e Performance Digital”.
Desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices.
Desde 1998 desenvolve a sua carreira como coreógrafa e bailarina trabalhando com diversos criadores Europeus. De 2000 a 2006 torna-se co-fundadora da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde, durante seis anos, co-criou diversas performance multidisciplinares. Em paralelo, desde 2005, desenvolve a sua atividade no ensino enquanto professora convidada em diversas Universidades, destacando: Amsterdam Faculty of Arts -Modern Dance e Arnhem ArtEZ Faculty of Arts (NL), Nyiregyhaza Dance Academy (H), Faculdade de Motricidade Humana (PT) e Universidade de Évora (PT).
Na sua educação sublinha o confronto entre uma instrução clássica, iniciada na Escola da Companhia Nacional de Bailado, e uma formação artística de vanguarda desenvolvida na European Dance Development Centre (EDDC), na Holanda. A sua formação foi especialmente marcada por alguns dos fundadores da Judson Dance Theatre, por bailarinos/ professores de Trisha Brown e de Siobban Davies, e também pela prática de diversas ‘Técnicas Somáticas’. Em 2006 tornou-se professora certificada da Gyrokinesis Training System.
Recebeu o grau de Mestrado em coreografia pela Faculdade de Artes ArtEZ (NL), onde desenvolveu uma pesquisa pela prática intitulada ‘Sensorial Art- moving through the vertigo of affection’ com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2017 é lhe atribuído o grau de Doutoramento pela Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana, na especialidade de Dança. A sua investigação foi desenvolvida com bolsa da FCT, e intitula-se “Pensamento Transversal - A Arte de Experienciar o Mundo como o Paradoxo de Movimento”. Através deste trabalho de pesquisa, Cecília tem vindo a desenvolver uma metodologia coreográfica intitulada: ‘Trans-meaning’ e uma prática de desenvolvimento artístico intitulada: ’‘Physical Mind-maps’.
Cecília tem vindo a desenvolver investigação no Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (INET-md), no campo da relação da prática de dança com fenomenologia, ciências cognitivas, práticas somáticas, educação artística e Digital-Media.

Grupo de Investigação: Estudos em Dança