• Dança 3
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+ 351) 21 414 91 77

Presentemente Cecília é investigadora no INET-md onde desenvolve uma pesquisa de doutoramento sob a orientação do Professor Daniel Tércio, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Recentemente tem publicado o seu trabalho de investigação em revistas de circulação internacional e tem feito comunicações em vários encontros científicos. Em 2014 é convidada para a comissão de Peer Reviewer do Journal of Dance & Somatic Practices. Cecília desenvolve o seu trabalho freelancer como bailarina e coreógrafa na Europa, desde 1999. Desde 2005 também tem vindo a lecionar em diversas Universidades como professora convidada. Paralelamente, ela destaca o trabalho como codiretora artística da companhia Canvas Performing Art, sediada na Holanda, onde, durante seis anos, cocriou diversas performance multidisciplinares. Em 2008 conclui o Mestrado em coreografia pela Universidade ArtEZ (Holanda) como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Na sua educação sublinha o confronto entre uma instrução clássica iniciado na Companhia Nacional de Bailado e uma formação artística de vanguarda na European Dance Development Centre –EDDC. Publicações que destaca:
- De Lima, C (2013) 'Trans-meaning – dance as an embodied technology of perception', Journal of Dance and Somatic Practices 5: 1;
- De Lima, C (2013) 'Practicing thought as Trans-formation', Danswetenschap in Nederland vol. 7. Amsterdam: Vereniging voor Dansonderzoek editions;
- De Lima, C (2013) 'Penetrating Movement – Intensities of a paradoxical movement'. In: João da Silva ed., Inventing Futures, Arnhem: ArtEZ Press;
- De Lima, C (2012) 'Trans-meaning, a choreographic based methodology for articulating embodied thinking', In: Proceedings of the 6th International Conference on Digital Art. Faro, pp 409-412;
- De Lima, C (2011) 'Physical Mind-maps', In: Livro atas: SIDD – Seminário Internacional Descobrir a Dança, Lisboa;
- De Lima, C (2010) 'Sensorial Art- Perceiving the world as e-motion', Danswetenschap in Nederland, vol. 6. Autumn 2010. Amsterdam: Vereniging voor Dansonderzoek editions.

Grupo de Investigação: Estudos em Dança