• Piano
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Rosa Pampillo nasceu em San José, Costa Rica, onde iniciou os seus estudos de violino no Instituto Nacional de la Música e em pedagogia da música Universidad de Costa Rica. Em 2004 mudou-se para Espanha para continuar os seus estudos musicais, onde obteve o Grau Superior de Violino no Conservatorio Superior de Música de Vigo. É licenciada em História e Ciências da Música pela Universidad de la Rioja (España) e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal). Para além da sua especialização em violino clásico, realizou estudos em violino folk, harpa celta e canto tradicional galego.
Durante os anos académicos 2017-2018 e 2018-2019 foi galardoada com uma bolsa de extensão de estudos superiores da Fundación Segundo Gil Dávila.
Foi selecionada como membro do The Global Leaders Program 2019 (Certificado de Pós-Graduação Executiva em empreendedorismo social, gestão cultural, educação artística, liderança cívica e administração organizacional). Através deste programa teve a oportunidade de trabalhar na América do Sul com organizações musicais de carácter social como CampMusicaustral (Frutillar, Chile) e NEOJIBA (Salvador da Bahía, Brasil).
Atualmente compatibiliza os seus estudos no Programa Doutoral em Música da na Universidade de Aveiro com o seu trabalho como professora de violino, ensemble e teoria musical no sul da Galiza (Espanha).
 
 
 
 
 
Projeto de doutoramento
 
Título
O revivalismo do fiddle na Galiza: ativismo, sustentabilidade e transformação social
 
 
 

Resumo
Este estudo etnomusicológico centra-se nas dinâmicas que se produziram em torno do fiddle na Galiza durante o século XXI. Uma dessas dinâmicas foi a criação da Asociación Cultural Galicia Fiddle em 2010. Desde então, o fiddle na Galiza, e mais especificamente na província de Pontevedra, passou por um processo de entrelaçamento que foi estudado nesta tese a partir do modelo teórico da virada planetaria (Elias e Moraru 2015). Dentro do panorama da música tradicional e folclórica na Galiza, no século XXI, a Galicia Fiddle criou uma constelação de músicos em torno do fiddle, baseada em valores como o artivismo, a ecologia e a desclassificação de categorias fixas que não permitem o fluxo entre elas. Através de uma série de acções concretas, desenvolveram uma rota expansiva desde e para a Galiza, que inclui tanto músicos galegos como músicos de outras latitudes, que, juntos, participaram na construção de uma comunidade imaginada em torno da noção de música folk. Este estudo compreende uma perspetiva sincrónica em torno da análise dos acontecimentos a partir das perspectivas da autoetnografia e do investigador-músico" (Wong 2008). Está também presente uma perspetiva diacrónica, que compreendeu o estudo de contextos históricos e acontecimentos relacionados com as dinâmicas analisadas. Para o desenvolvimento desta investigação, utilizei o método etnográfico através da observação participante em concertos, festivais, cursos e congressos em torno do violino.
 

Grupo de investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular