• Bombos2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Integrado | Doutorado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Nota Biográfica

Helena Vasques de Carvalho é doutorada em Sociologia da Cultura (2016), ISCTE-IUL, Portugal; com mestrado em piano performance pela University of Tennessee – EUA.
 
A sua principal área de investigação relaciona as profissões dos artistas na economia de mercado, desenvolvimento vocacional e profissional dos artistas, as artes performativas na agenda criativa, etc. Actualmente é investigadora freelancer no INET md, UnivNova de Lisboa, onde também lecciona um seminário de doutoramento sobre Indústrias Criativas. Cargos anteriores incluem Coordenação do Programa de Mestrado em ensino de instrumento, ISEIT – Almada; e professora convidada da Universidade de Évora.
 
Helena é Presidente da Coligação Portuguesa para a Diversidade Cultural, membro da IFCDC – Federação Internacional de Coligações para a Diversidade Cultural; observador convidado pela UNESCO nas reuniões intergovernamentais sobre a Convenção de 2005; revisora académico internacional da IAFOR e já foi membro de júri DGArtes – Ministério da Cultura, e Fulbright. Como pianista freelancer profissional, actuou em inúmeros concertos, recitais, música de câmara, e como pianista de orquestra com as Orquestras Sinfónica e Gulbenkian. É também representante da ABRSM – Associated Board of Royal Schools of Music – em Portugal.
Helena Vasques de Carvalho obteve o Master of Music em Piano Performance na Universidade do Tennessee (EUA) com uma bolsa da Universidade, e como bolseira da Fullbright. Doutorada em Sociologia da Arte pelo ISCTE-IUL, com tema de investigação sobre carreiras de artistas de performance, é investigadora integrada no INET-md, da FCSH – Unova de Lisboa, onde lecciona um seminário de doutoramento em Indústrias Criativas.
 
Foi assistente convidada na ESART (Instituto Pol de Castelo Branco), coordenadora de Mestrados em Ensino da Música no Instituto Piaget e professora auxiliar convidada na Universidade de Évora. Integrou vários júris de especialistas na DGArtes – Ministério da Cultura é júri convidado de Bolsas Fulbright. Integra o grupo de revisores de abstracts do IAFOR.
 
Tem desenvolvido actividade artística com concertos de música de câmara em Portugal com os mais diversos artistas residentes, nomeadamente no Museu Gulbenkian, Palácio de Nacional de Queluz, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz e em diversas localidades do país (Santarém, Évora, Covilhã, Sesimbra, Seia, Guarda, Porto, Vila da Feira, Benavente, Moita, Montijo, etc.). Fundou o Duo Artis com o violinista Luís Cunha, o DuoAquarius de música contemporânea com o flautista António Carrilho e ainda o Trio Piazzolla Lisboa, para além de colaborações com outros instrumentistas. 
 
Colaboradora como pianista da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian durante quase vinte anos, tocou em obras que marcaram momentos importantes da vida cultural portuguesa, como o “Corvo Branco”de Phillip Glass, obra de encerramento da Expo-98, ou a ópera de Pinho Vargas “Os dias levantados” em comemoração de aniversário do 25 de Abril, e em muitos dos Encontros de Música Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian. Uma das suas gravações integra o CD comemorativo de Lopes-Graça em duo com o violinista da Gulbenkian, David Wahnon.