Colaboradora
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Cristina Sá Valentim é licenciada e mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra, e doutorada em Sociologia, programa doutoral em 'Pós-Colonialismos e Cidadania Global' no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.  Tem realizado investigação nas áreas da antropologia, sociologia e estudos pós-coloniais, nomeadamente sobre migração e língua, diferenciação social, colonialismo português, música, poder, agency, subjetividade, imagem e, mais recentemente, ambiente e sustentabilidades, ecologia política e cultural. Com o apoio de uma Bolsa de Doutoramento atribuída pela FCT, defendeu em 2019 a tese: "SONS DO IMPÉRIO, VOZES DO CIPALE. Canções tucokwe, Poder e Trabalho durante o colonialismo tardio na Lunda, Angola". No doutoramento, investigou o designado 'folclore musical indígena' dos Cokwe da Lunda colonial, Angola, promovido entre as décadas de 1940 e 1970 pela Ex-Diamang (Companhia de Diamantes de Angola) e Museu do Dundo. Nesse âmbito, realizou trabalho de campo em Portugal e em Angola através de pesquisa em arquivo colonial sonoro e documental, e de história oral.É responsável pela manutenção em backoffice do website www.diamangdigital.net na sequência da sua participação como investigadora no projeto "Diamang Digital".  Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra.