• Caretos
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Luca Chiantore (Milão, 1966) é um músico e investigador italiano doutorado em Musicologia pela Universitat Autònima de Barcelona. Tem dado palestras e masterclasses em mais de 300 universidades na Europa, Ásia, América e África. Pianista, actuou em espaços como o Carnegie Hall (Nova Iorque), Teatro Colón (Buenos Aires), Palacio de Bellas Artes (Cidade do México) e no Museu de Arte de São Paulo. A sua actividade enquanto investigador incide sobre o repertório de piano do século XIX e na teoria e história da performance da música clássica ocidental. Publicou a obra Historia de la técnica pianística  em 2001, a qual foi revista e ampliada e publicada em inglês pela editora Musikeon Books em 2016. É o autor do primeiro livro editado sobre os pouco conhecidos exercícios de piano de Ludwig van Beethoven (Beethoven al piano: Improvisación, composición e investigación sonora en sus ejercicios técnicos, 2010; versão italiana de 2014). Publicou em colaboração com Áurea Domínguez e Sílvia Martínez em 2016 Escribir sobre música, o primeiro manual espanhol sobre estilo na escrita na música. Dirige desde 2003 a Musikeon, uma empresa prestadora de serviços no âmbito da musicologia na Espanha e na América Latina. É professor na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC), na Katarina Gurska, escola de música em Madrid, bem como no curso de doutoramento em Música da Universidade de Aveiro.