• Disco
Colaboradora
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Monika Streitová, Flautista, investigadora do INET-MD e Professora Auxiliar Convidada de Universidade de Évora graduou--se na Academia de Música e Artes Dramáticas da Universidade de Bratislava, Eslováquia, onde completou em 2005 os seus estudos de doutoramento em Interpretação de Música Contemporânea. (Tese sobre a Sublimação na Música "Ad Libidum".) O seu presente interesse de investigação concentra-se em observação e aplicação de técnicas contemporâneas de flauta que possam contribuir para o desenvolvimento criativo da sonoridade. Em 2006 o seu CD "Luminiscence" recebeu a mais elevada menção por parte da crítica da Radio 2, República Checa. Em 2007 foi lhe atribuída a bolsa de FCT para realizar a investigação científica de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro. Durante dos anos deste projecto colaborou permanentemente com compositores contemporâneos. Tem trabalhado com R. Berger, J. Y. Bosseur, D. MacMouline, B. Schaffer, J. Guillou e J. P. Oliveira,, entre outros. As obras destes compositores foram apresentadas em festivais internacionais mais importantes de música contemporânea. Além disso deu várias conferências nas universidades UNRIO (Rio de Janeiro), UNESP (São Paulo), New York University (Abu Dhabi), Escola Superior de Música de Lisboa, Universidade de Praga, Universidade de Ostrava e Universidade de Bratislava entre outras. Em 2009 foi o membro fundador da equipa de "Post-ip", Fórum Internacional de Estudos de Pós-graduação em Música e Dança na Universidade de Aveiro. O seu repertório inclui cerca de cento e quarenta estreias mundiais. Trabalhou também com as estações BBC, ORF2 Viena e BRB Berlim. Gravou 6 CD a solo e 12 CD com vários grupos musicais. Tem-se apresentado quer em projectos a solo, quer em diversas formações, em vários países, destacando-se a Alemanha, Áustria, Emirates Árabes, França, Hungria, Japão, Holanda, Inglaterra, Polónia, Portugal, República Checa, Eslováquia, Suíça, Espanha e Brasil entre outros.