A Infraestrutura ROSSIO alberga duas novas publicações, uma coleção sobre ópera em Portugal e uma exposição sobre música e identidade, que reúnem diferentes contributos da equipa do INET-md.
Marco Roque de Freitas, investigador integrado no INET-md, que de 2020 a 2023 integrou a Infraestrutura como bolseiro de pós-doutoramento, assina a coleção ‘Quinze recursos para uma história da Ópera em Portugal’, na qual discorre sobre diferentes momentos da história deste género musico-teatral a partir das seguintes perspetivas de análise: os espaços de produção operática, os compositores cuja obra foi influente, as estéticas musicais dominantes, os cantores portugueses que desenvolveram carreira internacional, as questões de representação social em diferentes épocas, a receção crítica das obras, as estratégias de promoção recorrendo a novas tecnologias, sem descurar a pretensa instrumentalização deste género como veículo para a promoção de ideários nacionais e nacionalistas.
Recentemente foi também publicada uma nova exposição intitulada ‘A Música Somos Nós: sons, identidades, comunidades’, originalmente comisisonada pela DGArtes no último trimestre de 2010, estando agora disponível em formato digital na Infraestrutura ROSSIO. Com coordenação científica de Paulo Ferreira de Castro (CESEM) e com pesquisa iconográfica de Marco Roque de Freitas e Ricardo Andrade (INET-md), esta exposição conta ainda com textos de Clara Saraiva, Dario Martinelli, Helena Rodrigues, João Soeiro de Carvalho, Leonor Losa, Marco Roque de Freitas, Maria de São José Côrte-Real, Maria do Rosário Pestana, Pedro Roxo, Ricardo Andrade e Rui Cidra.

A Infraestrutura ROSSIO assume como sua principal missão agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais sobre as CSAH provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados. É constituída por um consórcio de instituições culturais e educativas, composto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (coordenadora do consórcio), o Arquivo Nacional do Som, a Biblioteca Central de Marinha, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a Direção de História e Cultura Militar, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Património Cultural, I.P., o Teatro Nacional D. Maria II e a Universidade de Coimbra. O ROSSIO é, ainda, o nó português do Digital Research Infraestructure for the Arts and Humanities (DARIAH).