• Batuque
Menu
 
No passado dia 23 de janeiro, Sér Vales (INET-md/NOVA FCSH) defendeu a sua dissertação de mestrado em Ciências Musicais com o título O que pode um corpo sem juízo? Opacidade, êxtase e resistência através da experiência musical coletiva numa rave queer em Lisboa, com orientação de Marco Roque de Freitas (INET-md) e co-orientação de Paula Gomes-Ribeiro (CESEM).
 
Trata-se de uma das primeiras teses no país escrita com recurso a linguagem não-binária, representando um marco importante com vista à promoção de práticas e discursos inclusivos, que têm vindo a encontrar, progressivamente, o seu lugar na academia.
 
A prova de defesa foi avaliada por um júri composto por João Soeiro de Carvalho (Professor Catedrático na NOVA FCSH), Sofia Aboim (Investigadora Coordenadora no ICS), Manuel Garcia-Ruíz (Investigador Auxiliar no ISCTE) e Marco Roque de Freitas (Investigador integrado no INET-md), tendo recebido a classificação de 19 valores.
 
Atualmente, Sér Vales segue um percurso promissor tendo em vista o doutoramento em Ciências Musicais na NOVA FCSH (com bolsa FCT), onde desenvolve uma nova investigação com grande relevância para a linha temática do INET-md dedicada a Estudos de Mulheres, Género e Sexualidade, intitulada Queerizando a nação musical: Dissidência sexual e subversão estética na música de inspiração tradicional na Galiza, com orientação de Marco Roque de Freitas (INET-md) e co-orientação de Iñigo Sánchez-Fuarros (CSIC). 
 
Desejamos a Sér Vales muito sucesso nesta nova fase da sua trajetória académica, certes de que o seu trabalho continuará a inspirar e a contribuir significativamente para os estudos que versam sobre género, música e resistência política.