• Dança7
Menu
29.01.2025 | 11h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros | Sala 223 - 2.º piso 
 

Realizam-se, no Colégio Almada Negreiros, a 29 de janeiro de 2025, pelas 11h00, as provas doutorais em Ciências Musiciais - especialidade em Etnomusicologia, da Mestre Maria José Nogueira do Espírito Santo, com o tema "Performação simbólica da nação portuguesa: Ada de Castro e o Culto Fadista de Lisboa".

 

 
Júri da tese de Doutoramento de Maria Espírito Santo:
 
  • Presidente: Doutor Manuel Pedro Ferreira, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
  • Doutor José Manuel Rodrigues Ferreira Sobral, Investigador Jubilado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
  • Doutora Matilde María Olarte Martínez, Professora Catedrática da Universidade de Salamanca.
  • Doutora Maria de Fátima Calça Amante, Professora Associada com Agregação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
  • Doutor Pedro Russo Moreira, Professor Auxiliar da Escola das Artes da Universidade de Évora.
  • Doutor João Ricardo da Silva Pinto, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
  • Doutor Pedro Miguel Meio-Tostão Roxo, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
  • Doutora Maria de São José Côrte-Real Gonçalves Ferraz de Oliveira Soeiro de Carvalho, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

 

 
Orientação: Maria de São José Côrte-Real
 
 
Resumo:
 
Esta tese explora detalhes da utilização da categoria musical fado como instrumento de poder. Sublinha em particular a reutilização de modelos românticos que perpetuam, hoje ainda, noções de portugalidade. O estudo etnomusicológico centrado em Ada de Castro, fadista emérita lisboeta que serviu o Estado Novo nas décadas de 1960 e 1970, sobretudo reincarnando Maria Severa, e celebrou o cinquentenário da sua carreira profissional em 2010, revela situações inéditas, à margem da historiografia mainstream do fado. Entre as categorias de análise propostas, a das cativações através de representações mediáticas de produtos do fado, exprime marcos significativos da construção identitária nacionalista portuguesa. O quadro teórico, na perspetiva etnosimbólica dos estudos de nacionalismo de Anthony D. Smith, cruza cinco dos seus conceitos-chave – recursos simbólicos, la longue durée, elitismo, etnicidade e conflito e reinterpretação – com tropos de património e memória da simbologia da nação portuguesa. Este trabalho, fruto de uma etnografia colaborativa intensa, de seis anos de pesquisa de campo e mais de uma década de vivência performativa do fado nos bairros antigos de Lisboa, e ainda de consulta exaustiva de uma série de periódicos antigos, entre a bibliografia da especialidade, contribui para a compreensão documentada do papel do fado enquanto recurso simbólico emocionalmente poderoso. O objetivo é, também, desconstruir anacronismos moldando resquícios da velha consciência nacional que assola ainda hoje uma parte significativa da existência portuguesa.
 
Palavras-chave: Fado, nação, culto fadista de Lisboa, entnosimbolismo, Ada de Castro, Maria Severa.