Notícias
Notícias | Projeto Linhas de Tensão. Arte, Dança e Ecologia
Linhas de Tensão. Arte, Dança e Ecologia propõe uma visão da ecologia que não se limita a estudar um domínio estrito dos fenómenos ambientais, mas que, ao associá-los com a arte e, em particular, a dança, alarga o seu âmbito às relações do mundo humano com toda a natureza.
O LIVRO com o mesmo título (edição impressa com distribuição gratuita) é da autoria de Daniel Tércio com fotografias de Luís Pavão.
As OFICINAS são orientadas por Daniel Tércio e por um/a artista convidado (Filipa Malva, Joana Levi, Pedro Ramos e Vera Mantero).
Em articulação com a edição do livro, a oficina de “coisas possíveis (e talvez necessárias)” destina-se a estimular a criatividade dos participantes para uma visão prospetiva do futuro próximo (2028 surgirá como baliza cronológica).
Imagina-se, de um ponto de vista inclusivo, ações e coisas possíveis para uma ação imediata, e que poderiam ser acrescentadas àquilo que (embora lentamente) já vai sendo planeado, tais como a diminuição da circulação de carros nas cidades, a limitação das grandes áreas de pastagens e das imensas concentrações de gado a abater, a reciclagem das diferentes tipologias de lixo, entre outras.
Os resultados da oficina – que podem acontecer em diferentes formatos e suportes (escritos, desenhados, projetuais, “oralituras”, performáticos, etc.) – serão coletados, editados e tornados acessíveis em formato digital, em https://linhasdetensaocom.wordpress.com.
Destinatário/as
Todas as pessoas que procuram pensar criticamente as questões ambientais e que estejam envolvidas, ou simplesmente interessadas, com a criação artística enquanto modo de ação para um futuro sustentável; e que estejam disponíveis para exercitar a imaginação através de debate de ideias e de exercícios práticos.
Próximos LANÇAMENTOS e OFICINAS
São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
Lançamento do livro (distribuição gratuita) | 14/01/2025 - 18h30m, com Ana Godinho e José Gil
https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/linhas-de-tensao-arte-danca-e-ecologia/
Oficina | 15/01/2025 - 16h00, com Pedro Ramos
https://www.teatrosaoluiz.pt/espetaculo/linhas-de-tensao/
Inscrições na Oficina em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfPLoCVculAhgVavQBzExwIsGO5vPwGbYwzDLkrQobV-R4fLA/viewform?usp=pp_url
Teatro Viriato, Viseu
Lançamento do livro (distribuição gratuita) | 20/01/2025 - 19h00, com Rui Macário
Oficina | 21/01/2025 - 19h00, com Filipa Malva
Teatrão
Lançamento do livro (distribuição gratuita) | 7/02/2025 - 19h00, com André Barata
Oficina | 7/02/2025 - 16h00, com Joana Levi
O projeto conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Co-financiamento das seguintes entidades:
- São Luiz Teatro Municipal
- Teatro Viriato
- Teatrão
- Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (polo FMH)
Daniel Tércio é bacharel em Filosofia e licenciado em Artes Plásticas, mestre em História da Arte e doutor em Motricidade Humana, Dança. Atualmente é Professor Associado aposentado da Universidade de Lisboa, onde lecionou, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de formação em dança, disciplinas nas áreas de Estética, Teorias da Arte, História da Dança, Expressão e Comunicação, e Dança e Tecnologias Multimédia. Até 2021 coordenou o programa de doutoramento em Motricidade Humana em dança. Além disso, foi membro do conselho de administração do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md). Atualmente é membro da Comissão de Ética do INET-md. Colaborou como professor e conferencista em outras instituições de ensino superior em Portugal, Espanha, Timor-Leste, Escócia, Bélgica, França e Brasil. Em 2004, foi professor colaborador da Universidade de Timor Lorosae, ao abrigo do protocolo de colaboração com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Em 2012, foi professor visitante na Universidade de Sophia Antipolis em Nice. Recentemente, foi professor visitante sênior do PPGDança (CAPES-PRINT) em Salvador da Bahia, Brasil.
Publicou mais de 20 artigos em revistas especializadas, como Performance Research (Reino Unido) e Conception (Brasil). É autor de vários capítulos de livros, alguns dos quais em volumes publicados por prestigiadas editoras como Peter Lang, SAGE e Routledge. Como Investigador Principal coordenou projetos competitivos como: TEPe. Performance Tecnologicamente Expandida [PTDC/ART-PER/31263/2017, 2017-2022] e Dança Tecnologicamente Expandida [(POCI/EAT/61564/2004), 2005 – 2007]. É autor de dois romances de ficção científica e de vários contos publicados por editoras portuguesas e brasileiras. Como crítico, as suas críticas de dança aparecem regularmente na imprensa portuguesa desde 2004.
Atualmente, os seus interesses vão da estética e história da dança, até estudos culturais, iconografia e ecologia profunda.