• KovaM
No passado dia 29 de maio de 2024, a Universidade Fernando Pessoa (UFP) foi palco do evento "IA e Criatividade: Impactos, possibilidades e limites", onde se discutiram temas de grande relevância para o futuro da tecnologia e das artes. Um dos convidados do evento foi Alfonso Benetti, investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), que trouxe uma reflexão profunda sobre Inteligência Artificial e a Música, os impactos, possibilidades e limites.

Design_sem_nome_29.png

Sobre o evento
A Inteligência Artificial tem constituído notícia pelos mais recentes desenvolvimentos, em especial, com a IA Generativa. Esta possibilitou uma relação diferente com os computadores, o digital e com os modelos que, além da interação e do estabelecimento de práticas de automação mais aproximadas da nossa forma de comunicar, também alteram a criação de texto, incluindo poemas e textos noticiosos ou publicitários, imagens e mesmo, música e vídeo – indo além da ajuda na criação e gerando novos conteúdos. A criação expedita de conteúdos com base em texto ou outros formatos, de forma rápida, já está a ter impacto em muitas atividades cognitivas e artísticas que se pensava estarem fora do contexto do não humano.
Muitas são as possibilidades e certamente os limites que se colocam a esta tecnologia. Mas certamente que deve ser reconhecido o impacto real que se traduz já numa dupla questão que importa refletir: Qual a relação da IA com a criatividade? Existe uma arte sem intervenção humana?
E, neste contexto, como reconhecer, regular ou até impor limites no uso e exploração destes meios que podem ser utilizados enquanto ferramenta ou produtores autónomos de conteúdos – é este o mote para a reflexão e partilha do evento.

Saiba mais informações na página do evento.